Investimento na agricultura familiar pode passar 6 milhões

O governo do Estado pretende liberar em 2011, mais de R$ 6 milhões para o ‘Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Capixaba’. “As metas para este ano serão definidas no Seminário Estratégico do governo a ser realizado em fevereiro” disse o Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli.

Uma iniciativa pioneira entre os Estados brasileiros, o Pronaf Capixaba é uma ajuda significativa para grande parte dos empregos no campo e da produção agrícola no Espírito Santo. “Até 2014, a maioria dos municípios serão atendidos pelo programa, pois a agricultura familiar é um dos focos do nosso Governo”, apontou Bergoli.

De acordo com o gerente de Agricultura Familiar e Reestruturação Fundiária (GAFRF) da Seag, José Carlos Pigatti, o debate pelas necessidades e as prioridades dos municípios é um exemplo do exercício da democracia, ainda mais por serem viabilizadas por meio de um convênio entre o Estado e o município, que faz o controle social, acompanhando sua aplicação, sua gestão compartilhada e sua manutenção.

Dados da agricultura familiar no Espírito Santo apontam que dos 317 mil postos de trabalho na agricultura capixaba, 202 mil estão no segmento e respondem por 44% do valor total bruto da produção agrícola capixaba. A agricultura familiar é responsável por 52% da produção de café, 43% do leite, 78% do artesanato e 70% do turismo rural.

O ‘Pronaf Capixaba’, criado em 2005, investiu cerca de R$ 20 milhões desde sua criação. Só em 2010 foram R$ 10 milhões em máquinas e equipamentos a ser compartilhados entre famílias de diversas cooperativas espalhadas pelo Estado.

Data de Publicação: sexta-feira, 21 de janeiro de 2011