Fazenda do Incaper sedia curso de Degustação de Cafés

Fazenda do Incaper sedia curso de Classificação e Degustação de Cafés

Linhares vai sediar, a partir de hoje, dia 27, o curso de Classificação de Cafés na Fazenda Experimental do Incaper. O treinamento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do café produzido na região. Para isso, até o próximo dia 02 de março (sexta-feira), o curso será aplicado aos participantes abordando temas como a apresentação do Programa de Qualidade do Café Conilon do Incaper; os princípios básicos da produção de café com qualidade nas etapas de produção, colheita e pós-colheita; dentre outros.

Na prática, os participantes farão avaliações com degustações para observação da influência da origem e forma de condução das lavouras. Também serão repassadas noções de aroma, corpo, acidez e amargor presentes no café, de acordo com os cuidados relevados no processo de colheita e pós-colheita.

A participação é gratuita e há a possibilidade de alojamento no local do curso. Os interessados arcam apenas com as despesas de alimentação. Para maiores informações, deve ser feito contato com o Cetcaf  pelo telefone: (27) 3222-1826 ou com CCCV pelo telefone (27) 3235-23111.

Concurso de Qualidade do Café premia produtores em Afonso Cláudio

O município de Afonso Cláudio é destaque na produção de café devido ao sabor diferenciado e à boa qualidade do produto. Pensando nisso, foi criado o Concurso de Qualidade do Café. A iniciativa foi do presidente da Câmara Municipal de Afonso Claúdio, Nilton Luciano de Oliveira (Marronzinho), para que os cafeicultores locais possam ter seus produtos valorizados dentro do próprio município. "Nossos produtores já ganhavam muitos prêmios em outros distritos e eram destaque até em concursos nacionais, então achei que faltava um incentivo para que eles fossem reconhecidos também aqui em Afonso Cláudio", explicou Oliveira.

Data de Publicação: segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012