Crédito especial para vítimas das chuvas

Os municípios de Afonso Cláudio, Itaguaçu, Itarana e Ibatiba, que estão entre os mais atingidos pelas fortes chuvas que chegaram ao Espírito Santo no final do último ano, recebem visitas do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Banestes. As instituições estarão nas referidas cidades nesta quarta-feira (26), para apresentar às prefeituras, aos comerciantes locais e às famílias prejudicadas, as linhas de crédito especiais disponibilizadas para as vítimas das chuvas.

Com a finalidade de ajudar essas famílias ou empresários a se reestruturarem mais rapidamente, as linhas oferecem juros mais baixos do que os praticados pelo mercado e prazo de carência e de pagamento maior. Também pode ser feita a repactuação de contratos vigentes, se necessário.

De acordo com diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, o banco espera, com isso, oferecer soluções adequadas às necessidades da população atingida pelas chuvas, bem como participar efetivamente do regresso das vítimas ao status de “normalidade”. Ainda neste mês de janeiro, foram visitados os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Muqui e Mimoso do Sul.

Condições Operacionais

Aqueles que comprovadamente tiveram prejuízos e danos materiais com as chuvas e alagamentos podem procurar a agência do Programa Nossocrédito ou a agência do Banestes de seu município, com o laudo técnico emitido pela Prefeitura ou pela Defesa Civil ou pelo Corpo de Bombeiros.

A triagem vai avaliar se o cliente será atendido pelo Bandes ou se pelo Banestes. O Bandes tem linha de crédito específica para o comércio, para investimentos e capital de giro, enquanto as famílias que tiveram perdas de casas, veículos e eletrodomésticos serão atendidos pela linha de crédito do Banestes.

No Bandes, poderá ser solicitado um financiamento de até R$ 7,5 mil, com taxas de juros de 0,9% ao mês, ou a linha emergencial, de até R$ 150 mil, que oferece isenção total de tarifas de cadastro e análise, e prazo de até 60 meses para pagar, podendo ter 12 meses de carência. A taxa de juros dessa linha é de 11% ao ano, com bônus de 1% para pagamento em dia. As linhas especiais estarão disponíveis até o dia 31 de março.

Confira o endereço da agência Nossocrédito de Afonso Cláudio a ser visitada nesta semana:

Afonso Cláudio
Endereço: Rua Jerônimo Monteiro, 26, Centro