Vereadores participam de reunião com Vice-governador

Na última sexta-feira (dia 21), os vereadores Nilton Luciano de Oliveira (Marronzinho), Tarciso José de Araújo (Zezim Vidal), Adeilde Davel de Oliveira, Selma Littig e Florentino Binow participaram de uma reunião com o Vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória. Recém-empossado no cargo, Vieira, que é natural de Laranja da Terra, convidou os vereadores para uma reunião quando visitou Afonso Cláudio para verificar os problemas causados pelas chuvas de janeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC), Marronzinho, iniciou a reunião fazendo uma apresentação do órgão e de seus vereadores, apontando as prioridades dos trabalhos desenvolvidos e alguns planos para os últimos dois anos de mandato. Na ocasião, ele pediu também apoio ao Vice-governador no processo de regularização da situação do terreno onde está localizada a sede da CMAC, já em andamento junto ao Governo do Estado. Givaldo Vieira mostrou-se aberto e informou que auxiliaria no que fosse possível.

Os demais vereadores presentes aproveitaram a ocasião para apresentar solicitações de suas comunidades ao Vice-governador, solicitando seu apoio no atendimento das mesmas. Selma Littig abordou as reclamações de sentimento de insegurança apresentadas por alguns cidadãos afonso-claudenses, desde que o delegado e o investigador do município foram presos.

A vereadora falou sobre a entrevista concedida pelo escrivão da polícia, concedida a uma emissora de rádio local, na qual ele apontava a sobrecarga de trabalho em que se encontra desde a prisão de seus superiores. Givaldo Vieira solicitou auxílio de André Garcia, atual Secretário de Ações Estratégicas e ex-secretário de Segurança, para acompanhar a situação descrita por Selma e verificar de que forma o governo pode ajudar na melhor solução da reivindicação apresentada pela vereadora.

Já Zezim Vidal destacou o problema que moradores de Fazenda Guandu e região têm enfrentado após a instalação de uma torre de uma operadora de telefonia móvel, com DDD 28, em Brejetuba. Segundo ele, a torre está causando interferência nos telefones dos cidadãos, que utilizam o DDD 27, dificultando a realização e o recebimento de chamadas via celular. O problema foi reforçado por Florentino Binow, que acrescentou ainda as dificuldades que os moradores da Mata Fria têm em função de não terem acesso ao telefone.

Em relação a essa situação, o Vice-governador informou aos vereadores que faz parte do plano do atual governo melhorar a comunicação e o acesso à telefonia no interior do Estado. Segundo ele, há um planejamento de desenvolver ações em várias regiões do Espírito Santo que ainda enfrentam o isolamento pela falta de acesso ao telefone fixo ou móvel.

Adeilde Davel solicitou apoio do Governo Estadual para a  conclusão da obra da arquibancada da Associação Esportiva do bairro da Grama, construída até o momento com recursos próprios da comunidade. O projeto já foi encaminhado para o atual Secretário Estadual de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Givaldo Vieira encerrou a reunião relembrando sua trajetória política, iniciada com o mandato de vereador e disse que, em função dessa experiência, sabe quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos representantes da CMAC. “Quero manter as portas abertas e abrir um canal direto de comunicação com os vereadores. Queremos a presença de vocês aqui, nos ajudando a verificar as necessidades da população”, disse.

Data de Publicação: terça-feira, 25 de janeiro de 2011