Reabertura do Centro Cultural José Ribeiro Tristão

A noite desta sexta-feira (1º) foi um momento de celebração para a cena cultural de Afonso Cláudio e região. É que na ocasião o governador Renato Casagrande entregou para a população do município o Centro Cultural José Ribeiro Tristão - espaço completamente reformado e dotado de equipamentos adequados a espetáculos cênicos e musicais de grande porte. O novo teatro com cerca de 350 lugares ficou lotado numa demonstração do quanto a comunidade esperava para ver o Centro voltar a funcionar.

Após a cerimônia oficial, o público presente assistiu ao concerto da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) sob a regência do maestro Leonardo David e com a participação do violinista Daniel Guedes.

Um espaço para a comunidade

O Centro Cultural José Ribeiro Tristão sediou as três edições do Festival de Teatro de Afonso Cláudio. O evento é um marco para a história cultural local, pois, além de mobilizar um grande público em torno da sua programação, estimulou a criação de diversos grupos de teatro. Em sua última edição, chegou a atuar cerca de dez grupos de Afonso Cláudio, hoje apenas três estão ativos.

FOTOINTERNA1

Para a atriz, diretora de teatro e professora de ensino fundamental Erezi Camporez Della Costa, a volta do funcionamento do Centro Cultural animará os grupos existentes e estimulará a criação de novas iniciativas. "Comecei a atuar no Festival de Teatro que acontecia no Centro. Ao entrar no novo teatro, fiquei emocionada com as dimensões e com a qualidade no espaço. O período em que o Centro ficou fechado devido às obras nos fez muita falta, mas as melhorias certamente trazem um novo ânimo", conta.

Quem concorda com Erezi é o professor e diretor de teatro Fernando Telles. Segundo ele, com as edições do Festival de Teatro os grupos tinham a chance de sair das escolas e igrejas para se apresentarem para um público maior. "Temos o sentimento de que, com a reabertura do Centro Cultural, o nosso trabalho é mais valorizado e reconhecido. Estávamos muito ansiosos para mostrarmos nossa criação no novo palco", confessa.

E não é apenas a classe artística que está entusiasmada com a reinauguração do Centro Cultural. O vereador Otávio Saiter Filho acredita que a dinamização da cultura do município é algo muito bem vindo, pois, "juntamente com a atividade turística, a diversidade de expressões culturais locais colocará o município em posição de destaque no Estado", afirma.

No que depender do poder municipal, a utilização do espaço pela comunidade será amplamente democratizada e potencializada. O secretário municipal de Cultura e Turismo de Afonso Cláudio, Paulo Falqueto, não esconde a emoção diante da reabertura do Centro Cultural e diz que o poder público municipal quer ter a sociedade civil como principal parceira na gestão do equipamento cultural. "O Centro Cultural José Ribeiro Tristão estará aberto para as mais diversas expressões e linguagens artístico-culturais. Além da programação de espetáculos e peças, o espaço também deverá abrigar atividades de formação e de intercâmbio", completa.

O projeto da reforma integra as atividades do Programa de Preservação e Revitalização do Patrimônio Cultural desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult). A execução da obra foi feita por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio com a Secult. A gestão do espaço é de competência do poder municipal.

Fonte: Secult - Governo do Estado do Espírito Santo

Data de Publicação: segunda-feira, 04 de março de 2013