Na Ceasa/ES, oferta de milho verde aumenta 61% em uma semana

Garantir a produção de papa, pamonha, bolos e outros quitutes à base de milho verde ficou mais fácil desde a última sexta-feira (28), com a alta na oferta do produto nos pavilhões da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES). Em uma semana a oferta de milho verde teve aumento de 61,8%.

No dia 21 de janeiro, a empresa recebeu 16.590 quilos de milho verde, enquanto no dia 28 foram comercializados 26.845 quilos do produto, vendidos a um preço médio de R$ 0,50 o quilo. Durante todo o ano de 2010 a Ceasa/ES comercializou 2.682.167 quilos de milho verde.

Para o produtor Durvalino Acker, de Rio das Pedras, em Santa Maria de Jetibá, o milho verde é uma boa opção de negócio. “Em período de alta, vendemos entre R$ 10,00 e R$ 15,00 um saco com cem espigas. Com a oferta altam a tendência é a redução de preço”, lembra. Acker destaca que no início de dezembro o mesmo saco custava R$ 30,00. “Este milho deve ser vendido verde e é ótimo para papas e bolos. Quando sobra, faço doação para o Hospital em Santa Maria”, informa.

Consumo

O milho verde cozido é presença marcante em feiras livres, praças e na praia, principalmente no verão. Versátil, saboroso e muito nutritivo, compõe receitas doces, salgadas, e pode ser preparado cozido, assado, em bolos, tortas, sopas, cremes e outras delícias. Devido ao seu alto teor de carboidrato, é uma grande fonte de energia e ainda possui vitaminas B1 e E, além de sais minerais e fósforo.

Se o milho estiver à venda sem casca, a melhor opção para comprar um produto de boa qualidade é verificar se a ponta inferior da espiga é afilada e macia - isso indica que ele está em boas condições. Se ela estiver dura ou cortada, o milho já está velho. Além disso, é importante notar se os grãos estão macios.

O milho deve ser armazenado sem casca e sem ‘cabelo’ na gaveta de verduras da geladeira. Nessas condições pode durar até 10 dias. Se for preciso conservá-lo por mais dias, é recomendável guardá-lo no congelador, embora perca um pouco de seu sabor e fique mais duro. Com período de safra de dezembro a abril, o milho deve ser comprado fresco, com espigas bem verdes e com cabelo marrom-escuro. Uma curiosidade: quanto mais amarela e seca a casca, mais duro será o milho.

Data de Publicação: terça-feira, 01 de fevereiro de 2011