Patrulhas mecanizadas ajudam na recuperação de estradas

Dezesseis patrulhas mecanizadas foram contratadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para atender às necessidades dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no final de 2010. No total são 89 máquinas contratadas disponibilizadas para os municípios que tiveram situação de emergência decretada e homologada pelo Governo do Estado.

Com o trabalho dessas máquinas os municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Colatina, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Mimoso do Sul, Muqui, Itapemirim, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte e São José do Calçado vão poder contar com ajuda para recuperar as condições normais de trafegabilidade das estradas vicinais rurais.

Com isso, também será possível realizar trabalhos de limpeza, recuperação, remoção de entulhos, desobstrução e regularização de estradas rurais, facilitando a mobilidade das pessoas do interior e também regularização o fluxo de comercialização dos produtos agrícolas.

Dentre os serviços a serem realizados nos municípios beneficiados, estão:

- Limpeza de drenos, bueiros, valas e caixas secas, nas estradas;
- Remoção de barreiras de terra e outros dejetos acumulados nas estradas, com eliminação de atoleiros;
- Recuperação e elevação do greide nos trechos danificados das estradas;
- Patrolamento do leito das estradas;
- Transporte e disposição adequada de materiais retirados do leito das estradas;
- Transporte e colocação de material (argila, saibro, brita, escória tratada etc.) nos pontos críticos das estradas;
- Serviços necessários para recuperação de pequenos bueiros, drenos e obras de arte existentes nos trechos sob intervenção, condicionado aos municípios o fornecimento do material e mão de obra para sua reparação;
- Recuperação ou adequação em pequenas barragens, em situação de risco, com levantamento da crista da barragem e recuperação dos vertedouros.

Quando houver a necessidade de fazer a limpeza onde é preciso a autorização de órgãos reguladores/fiscalizadores para obtenção dos licenciamentos necessários para execução dos serviços, o próprio município fica responsável em realizar esse processo. Sendo esse quesito uma condicionante para a liberação das máquinas que executarão os serviços de limpeza.

Data de Publicação: segunda-feira, 07 de fevereiro de 2011