CMAC retoma calendário de sessões ordinárias

Após período de recesso regulamentar, a Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) retomou no último dia 21, o calendário de sessões ordinárias. Um dos fatos que marcou a sessão foi o não comparecimento do vereador Romildo Camporez da Silva, que ainda se encontra detido, eleito para o cargo de vice-presidente na nova mesa diretora. Em função de sua ausência, o presidente da CMAC, vereador Nilton Luciano de Oliveira (Marronzinho), declarou vago o cargo de vice-presidente e informou que serão convocadas novas eleições para preenchê-lo, que serão realizadas em 10 de março.

 

Abrindo a tribuna, o vereador Anderson Lenk comentou alguns encaminhamentos que realizou, fazendo cobranças ao Poder Executivo, de solicitações passadas pela população. Entre elas está o pedido da relação com os nomes das pessoas que ocupam vagas de 1º e 2º escalões da administração municipal, principalmente os que têm grau de parentesco com os secretários. “Essa solicitação foi decorrente de um debate realizado durante meu programa de rádio e partiu de um membro da população, o que eu atendi prontamente”, explicou.

 

Outra indicação apresentada pelo vereador trata da construção e reforma de uma ponte no bairro Guarani, próximo à igreja Católica. Lenk comentou ainda o fato de ter sido eleito pelos demais colegas da CMAC presidente da Comissão de Obras da Câmara. “A comissão se tornará uma missão importante, pois o município está recebendo uma grande quantidade de obras. Vamos fiscalizar todas as obras para garantir que tudo ocorrerá como deve”.

 

A sessão solene de entrega de títulos promovida pela CMAC na última sexta-feira (dia 18) foi lembrada pelo vereador Tarciso José de Araújo (Zezim Vidal). “Uma coisa que achei muito interessante naquela solenidade foi a diversidade entre os homenageados. Tínhamos naquela noite lavradores e pedreiros sentados ao lado de doutores e autoridades. Acho que isso mostra igualdade e justiça com aqueles que de fato contribuem com o povo de Afonso Cláudio”. Zezim comentou ainda a escolha dos seus homenageados. “Fiz questão de escolher um lavrador e um pedreiro, para dar a eles um primeiro diploma e reconhecer o trabalho que eles têm feito. O mais importante é o reconhecimento”, disse.

 

Em seu discurso, Otávio Saiter Filho fez uma retrospectiva dos problemas causados pelas chuvas em novembro do ano passado. “A mobilização da população e da Prefeitura Municipal, bem como produtores rurais e da Polícia Militar, foi muito importante. Muitos foram os prejuízos, mas as secretarias de obras e ação social estão auxiliando muito”, disse. “Esses dois primeiros anos foram de muitos desastres, o que fez com que a administração municipal tivesse que rever todos os seus planos de investimentos e tudo o que seria feito precisou ser alterado. Muitos não entendem isso e acabam fazendo críticas, mas é importante levar essas questões em consideração”, acrescentou.

 

Ainda sobre a reconstrução da cidade após as enchentes, o vereador informou que recentemente foi feita licitação para construção de novas pontes, com o auxílio de verba do Governo Federal na ordem de R$ 1,4 milhão para o Espírito Santo, beneficiando diretamente o município. “É importante dizer que nenhum outro prefeito realizou tantas pontes de concreto quanto o atual, mesmo que em decorrência de desastres. Há hoje 23 pontes em construção. Nós só conseguimos essas obras pela persistência do prefeito e auxílio da deputada Rose de Freitas, que aguardaram mais de 8h para serem atendidos em Brasília”.

 

Encerrando sua fala, Otávio comentou ainda algumas indicações que encaminhou à administração municipal. São elas: reforma dos corrimões da escadaria de Colina do Cruzeiro, assinado junto com a vereadora Selma Littig; instalação de iluminação pública na rodovia Sebastião Alves de Lima, no bairro Campo 21; e a reforma do necrotério da cidade, que é pequeno, quente e cujo telhado apresenta problemas.

 

Em seu discurso, o vereador Adeilde Davel de Oliveira fez questão de comentar o importante fato de o Tribunal de Contas da União ter aprovado as contas da administração municipal, já revisadas pela CMAC. “Em seis anos que estamos aqui na administração pública, vivemos vários problemas para aprovação das contas dos prefeitos anteriores. Acho que isso é mérito também da boa equipe que está atuando com o prefeito”, disse.

 

Adeilde informou ainda à população que algumas obras solicitadas por eles e encaminhadas pelo vereador à administração municipal já estão em andamento. “Muitas obras estão acontecendo e gostaria de reforçar a passarela do bairro Boa Fé, que já foi feita. Ainda serão reconstruídas as ruas próximas a Mutum Preto. O prefeito já sinalizou que também fará alguns calçamentos no bairro”, explicou.

 

Segundo o vereador, as famílias que perderam suas casas por causa da chuva naquela região serão indenizadas em breve, em um valor que dará uma ajuda às pessoas para que possam reconstruir suas vidas. Ele disse ainda que, em breve, haverá uma ponte de cimento próximo a Cachoeira Bonita, onde as obras já foram iniciadas. Será construída, também, uma ponte na comunidade São Luiz para ligar as famílias do outro lado do rio ao asfalto.

 

“As obras de calçamento da comunidade Santo Antônio já foram retomadas, após vencido o período de chuvas. Assim que for concluída a drenagem do local, o calçamento será iniciado, bem como a construção da pracinha em frente à igreja Católica. O projeto para levar água tratada à comunidade São Luiz é outro que terá início em breve”, avisou Adeilde. Nilton Luciano de Oliveira, o Marronzinho, iniciou sua fala agradecendo aos colegas por o terem reconduzido ao cargo de presidente da Câmara e ofereceu maiores explicações a respeito da situação do vereador Romildo Camporez da Silva.

 

“Gostaria de informar a todos que a prisão dele não está relacionada à CMAC, mas à sua atuação como policial. Então, o que temos que fazer, de maneira legal, estamos fazendo. Os direitos que ele tem serão respeitados, mas, no que temos que fazer, agiremos como manda a lei. Hoje já declaramos vago o cargo de vice-presidente da CMAC e convocaremos novas eleições. Pedimos informações à justiça, mas o processo ainda corre em segredo de justiça e só poderemos agir quando formos notificados oficialmente a respeito do assunto”.

 

Marronzinho reforçou, também, alguns pedidos que foram atendidos por políticos parceiros do município. “Gostaria de informar a comunidade de Pontões que, na campanha para deputado, tivemos visitas de pessoas sérias, que realmente querem ajudar a comunidade, como Luciano Resende. Na oportunidade, pediram a ele que buscasse a ligação do asfalto de Pontões à Lajinha. Ele disse que, se eleito, faria isso. E essa foi a primeira indicação dele enquanto deputado, para nossa alegria”.

Data de Publicação: segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço:
Ladeira Ute Amélia Gastin Pádua, nº 150 - São Tarcísio
Afonso Cláudio – ES - CEP: 29600-000


Telefone:
(27)3735-1234/3735-1954
E-mail:
cmac@cmac.es.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda-feira a Quinta-feira das 7h às 16h
Sexta-feira das 7h às 13h

CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO - ES
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.