Incaper apresenta novas tecnologias a cafeicultores

Para apresentar a tecnologia de processamento e beneficiamento do café arábica aos agricultores familiares de Divino de São Lourenço, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou no dia 11, uma excursão técnica a sua Fazenda Experimental, em Venda Nova do Imigrante.


O evento é destinado a 30 produtores rurais da região. A excursão segue do município para a Fazenda Experimental, a partir 06h30. O objetivo da ação é divulgar técnicas para melhoria da qualidade do produto final e apresentar as variedades de café arábica recomendados pelo Incaper, por meio do programa 'Renovar Arábica'.


Na oportunidade, os participantes poderão conhecer o sucesso nos processos de beneficiamentos (lavagem, separação, despolpamento e secagem) do café, o que reflete na qualidade e rentabilidade da produção, fazendo com que o produtor rural conquiste um melhor preço na comercialização no mercado.Além disso, os produtores visitarão as lavouras da fazenda, onde verão de perto as novas variedades de arábica e as técnicas adequadas de manejo para a implantação da lavoura.


Ao participar da excursão, o agricultor terá a chance de sair da propriedade, possibilitando o aumento do campo de visão sobre procedimentos que o auxiliem a adotar tecnologias que melhorem a qualidade de seu produto e da produtividade da lavoura. Outro resultado será a troca de experiências entre o grupo.

 

A área envolvida com a produção de café arábica em Divino de São Lourenço fica em torno de três mil hectares, atingindo uma produtividade média de 17 sacas por hectare. Por ano, a produção no município ultrapassa as 48 mil sacas, número que poderia aumentar caso as orientações do Incaper fossem implantadas na região.

Data de Publicação: quinta-feira, 12 de maio de 2011

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço:
Ladeira Ute Amélia Gastin Pádua, nº 150 - São Tarcísio
Afonso Cláudio – ES - CEP: 29600-000


Telefone:
(27)3735-1234/3735-1954
E-mail:
cmac@cmac.es.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda-feira a Quinta-feira das 7h às 16h
Sexta-feira das 7h às 13h

CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO - ES
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.