CMAC participa de reunião sobre segurança em Afonso Cláudio

Na sessão realizada no dia 20 de maio, os vereadores discutiram a proposta de instalar um Centro de Detenção Provisória (CDP) no município, ponderando os benefícios que ele poderá trazer para a cidade, entre eles, o alívio da superlotação na delegacia.

No último dia 24, o presidente da CMAC, Nilton Luciano de Oliveira (Marronzinho), Roserene Silva Costa, Selma Littig, Otávio Saiter Filho, Tarciso José de Araújo (Zezim Vidal) e Adeilde Davel de Oliveira participaram de uma reunião com o Subsecretário de Segurança Pública, Dr. Guilherme Pacífico da Silva, e o Subsecretário de Assuntos Penais da Secretaria da Justiça do Espírito Santo, Coronel Oberacy Emmerich Júnior para discutir a criação do CDP em Afonso Cláudio.

O Prefeito Municipal de Afonso Cláudio, Wilson Berger Costa, o Vice-Prefeito, Pedro Vill, o juiz da Comarca de Afonso Cláudio, Dr. Jorge Orrevan Vaccari, o defensor público, Dr. Pedro, o Secretário de Educação, Balbino Vargas Guisso, a Secretária de Ação Social, Maria Lúcia Martinuzo Bassi, o diretor da EEEFM Afonso Cláudio, José Tarcisio Freislebem, o delegado de Afonso Cláudio, Dr. Luis Pascoal, líderes religiosos e representantes da comunidade também participaram do encontro, que aconteceu no fórum da cidade.

Wilson Berger Costa abordou a importância da criação de um CDP para o município, solicitando o apoio dos representantes do Governo Estadual que estavam presentes. O Subsecretário de Segurança Pública falou do Sistema Penitenciário do Estado e de sua importância para a ressocialização dos presos. “Depois de cumprir suas penas, é muito importante introduzi-los na sociedade para que eles voltem melhores do que quando foram presos”, afirmou.

Ele disse ainda que o Governo Casagrande está atento aos problemas da segurança e fez uma avaliação das condições da cadeia de Afonso Cláudio, reforçando a importância da construção do CDP no município, enfatizando o papel do Conselho Municipal de Segurança, que deve estar em constante interação com os órgãos competentes.

O delegado Luis Pascoal solicitou a Pacífico que interceda pelo município, pedindo reforços policiais, já que há poucos policiais civis na cidade, e apenas um por plantão na delegacia para cuidar de 60 presos. O juiz Jorge Orrevan Vaccari reforçou que Afonso Cláudio não pode ficar no esquecimento, enfatizando sei potencial de crescimento. Uma nova reunião foi marcada para o dia 7 de junho, quando serão aprofundadas as discussões.

Data de Publicação: quarta-feira, 25 de maio de 2011