Saúde é tema de debate na CMAC

As denúncias de irregularidades e fraudes no sistema público de saúde da cidade de Sorocaba, em São Paulo, apresentadas em um programa de televisão exibido no último domingo nortearam os debates dos vereadores na sessão ordinária da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) realizada hoje (dia 20).

Primeira a fazer uso da palavra no horário destinado à Tribuna Livre, a vereadora Roserene Silva Costa fez uma reflexão sobre o cenário sociopolítico atual, no qual muitas figuras públicas têm se envolvido em escândalos e casos de fraudes contra o patrimônio público.

“A fiscalização de irregularidades é um papel de todos. Nós, vereadores, exercemos a função de fiscalizadores, mas a sociedade também deve ficar atenta às ações das pessoas que elegeram. Nunca na história vimos tantos políticos e policiais envolvidos em escândalos como temos visto atualmente”, desabafou.

Anderson Lenk reforçou as palavras da vice-presidente da Mesa Diretora da CMAC, lembrando a importância da ação da Polícia Federal e do Ministério Público na investigação das fraudes da saúde de Sorocaba. “Diariamente nós falamos da saúde aqui no município e levantamos também algumas denúncias relacionadas à área médica de Afonso Cláudio”, afirmou.

“Lembramos também que essa matéria veio ao conhecimento da sociedade de SP por causa de denúncias de usuários do sistema de saúde pública de lá. Isso serve de exemplo para nossa população também, que deve igualmente fiscalizar e denunciar”, enfatizou Roserene.

O lado positivo do trabalho da saúde pública no município também foi apontado pelos vereadores. Florentino Binow ponderou que recentemente recebeu visita de parentes que moram no Paraná que ficaram surpresos com a qualidade do serviço prestado à população de Afonso Cláudio. “Eles disseram que a saúde daqui está muito melhor que a da cidade deles. Portanto, precisamos reconhecer também o que está bom”, avaliou.

Agricultura e turismo

Os trabalhos realizados pela administração municipal na zona rural de Afonso Cláudio também foi tema dos discursos dos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira. Tarciso José de Araújo (Zezim Vidal) comentou a atuação das máquinas da Prefeitura em Fazenda Guandu, auxiliando na melhoria da qualidade das estradas.

“Os produtores estão encontrando mais facilidade para escoar a produção; a maioria das estradas já está em boas condições”, analisou. Zezim Vidal aproveitou a oportunidade para solicitar a colaboração dos cidadãos de modo a facilitar o trabalho das máquinas da Prefeitura, fazendo com que os trabalhos sejam mais proveitosos.

Ele solicitou à população para ficar atenta ao período em que as máquinas estarão em suas regiões para aproveitar para realizar todos os trabalhos necessários, conseguindo se atendida com mais agilidade e rapidez.

O crescimento do agroturismo foi comentado pelo presidente da CMAC, vereador Nilton Luciano de Oliveira (Marronzinho), que destacou a atuação da Associação Turística de Afonso Cláudio. “Quero parabeniza-la e dizer que ela tem superado grandes desafios e conseguido grandes conquistas, como as parcerias com outros municípios. Essas pessoas que, com coragem, têm feito esse trabalho aqui no nosso município precisam e merecem o nosso apoio”.

Marronzinho comentou ainda o apoio dispensado pela Prefeitura Municipal ao agroturismo. “Tenho certeza que o prefeito não vai medir esforços para melhorar as estradas, facilitando o acesso aos pontos turísticos do nosso município e às propriedades do interior. Por isso, peço ao prefeito e ao novo secretário de obras que continuem dando uma atenção diferenciada para essas pessoas”.

Data de Publicação: segunda-feira, 20 de junho de 2011