Início do Inverno

O início do Inverno 2019 começa às 12h54 do dia 21 de junho de 2019; e termina em 22 de setembro de 2019, com o equinócio da primavera.

O inverno é a estação que antecede da primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

As regiões sudeste e sul do país são as mais afetadas com características típicas do inverno, sendo o restante do Brasil marcado por temperaturas mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno 2019

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do Sol.

Em 2019, o solstício de inverno será às 12h54 (horário de Brasília) no Brasil.

O solstício de inverno é chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.

No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

Data de Publicação: sexta-feira, 21 de junho de 2019