Governo investe na agricultura e nos esportes em A.Cláudio

por Christine Mendonça

O município de Afonso Cláudio recebeu importantes investimentos em agricultura e nos esportes por parte do Governo do Estado, no último dia 20, em evento realizado na Praça Aderbal Galvão, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário da Agricultura Enio Bergoli, do subsecretario de Esportes, Renato Oliveira e do diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo.

Pela manhã, o governador Renato Casagrande visitou a casa paroquial da Igreja Católica do município, onde foi realizado um café da manhã promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas. Em seguida, a comitiva do Governo, acompanhada do prefeito Wilson Berger Costa, do vice-prefeito Pedro Vill, do superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira, de deputados, vereadores, lideranças locais e prefeitos da região, seguiu para a praça central, onde acompanhou uma apresentação de alunos da ginástica de um dos núcleos do projeto Campeões de Futuro.

Renato Casagrande voltou a destacar que as prioridades da atual gestão são o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades, com oportunidades para todos, principalmente aos mais necessitados. “Vamos trabalhar para dar melhores condições de vida a todos os cidadãos do nosso Estado. Hoje estamos trazendo algumas intervenções na área dos esportes, como o Campo Bom de Bola e, na agricultura, com o maquinário agrícola, mas a proposta é garantir que as microrregiões possam atender a todas as necessidades dos capixabas. Não é possível ter um grande hospital em cada município, mas é possível fazer isso regionalmente, inclusive na segurança e em outras áreas. Seremos parceiros dos municípios e, principalmente, vamos fortalecer as diversas regiões, com suas potencialidades respeitadas e valorizadas”, disse. FOTOINTERNA1

Na agricultura, dois tratores agrícolas, quatro microtratores e duas motos, adquiridos por meio do Pronaf Capixaba, foram entregues ao município de Afonso Cláudio. Os tratores vão beneficiar mais de 500 famílias de produtores rurais. Já os microtratores vão ajudar a quatro associações e as motos serão utilizadas pelos profissionais do Incaper e da prefeitura de Afonso Cláudio para ajudar na assistência técnica. Os investimentos do Pronaf Capixaba no município, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para aquisição das máquinas foi de mais de R$ 250 mil.

“A entrega desses equipamentos vai melhorar os cultivos e auxiliar na assistência técnica aos agricultores familiares de Afonso Cláudio. Os tratores, microtratores e motocicletas foram adquiridos pelo Pronaf Capixaba, que é um exemplo de programa público bem sucedido implementado pelo Governo do Espírito Santo. Por meio dele conseguimos manter parceria com o pequeno agricultor com a finalidade de erradicar a pobreza extrema e fazer com que o desenvolvimento entre a cidade e o interior seja equilibrado”, ressaltou o secretário Enio Bergoli.

O vice-governador Givaldo Vieira declarou que o Estado vem crescendo acima da média nacional e que grande parte deste cenário positivo é resultado dos investimentos na agricultura. “O homem do campo dá uma grande contribuição para o desenvolvimento da economia capixaba. Hoje tenho a grata satisfação de acompanhar nesta cidade a entrega de máquinas e microtratores. Dei uma pequena contribuição para Afonso Cláudio, enquanto fui deputado, direcionando emenda para a aquisição de um microtrator para associação de trabalhadores rurais da região de Três Pontões. Afirmo a todos que podem confiar em nosso governador que está empenhado em dar continuidade às obras e irá estimular o desenvolvimento do Estado com destaque na agricultura”, disse Givaldo Vieira.

 

Pronaf Capixaba

O Pronaf Capixaba é um programa estadual, inédito no Brasil, que possibilita investimentos em infraestrutura e capacitação, para viabilizar a agricultura familiar nos municípios. Democráticos, os investimentos contemplados pelo programa são confirmados por intermédio de projetos elaborados a partir das demandas levantadas pelos agricultores em suas localidades.
 
O programa viabiliza as ferramentas necessárias para as atividades produtivas como: edificações, entrepostos, armazéns comunitários, aparelhos de irrigação, maquinários agrícolas em geral, veículos, instalações, enfim, os equipamentos e todas as obras que possam contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e mais competitivo. FOTOINTERNA2

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande e os moradores de Afonso Cláudio acompanharam de perto a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início mediato da construção da unidade do Campo Bom de Bola. Equipado com grama sintética, alambrado e iluminação, o novo campo vai beneficiar milhares de moradores do município, uma vez que ele poderá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.

O subsecretário de Estado de Esportes, Renato Oliveira, pontuou os investimentos do Governo no esporte, tendo em vista os eventos esportivos que o País receberá nos próximos anos. “O governador, além de dar continuidade aos projetos da pasta, reconhece a importância de fortalecer a atividade esportiva no Espírito Santo, não apenas para o Estado ser inserido nas relevantes agendas, mas, principalmente, para promover a inclusão social e formar cidadãos”, destacou.
 
Com investimentos que ultrapassam a ordem de R$ 239 mil, o Campo Bom de Bola foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) com objetivo de oferecer aos moradores dos 78 municípios do Espírito Santo um equipamento de qualidade para a prática de modalidades esportivas e de atividades que garantem qualidade de vida.

Com seu funcionamento constante e com manutenção barata, o Campo Bom de Bola vai permitir que o município desenvolva atividades de programas de inclusão social, como o Campeões de Futuro, desenvolvido pela Sesport em todos os municípios capixabas e que beneficia crianças e adolescentes com idade e entre 7 e 17 anos, oferecendo aulas gratuitas em diversas modalidades esportivas.

Desde o início do ano já foram 13 unidades inauguradas, de Norte a Sul do Espírito Santo. Ao todo serão 80 unidades construídas, nos mais diversos municípios do Estado. Ao final da solenidade, o governador Renato Casagrande e sua comitiva visitaram uma área da prefeitura onde estão sendo erguidas casas populares e também participaram da inauguração da nova sede da CDL no município.

Data de Publicação: quinta-feira, 28 de abril de 2011

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço:
Ladeira Ute Amélia Gastin Pádua, nº 150 - São Tarcísio
Afonso Cláudio – ES - CEP: 29600-000


Telefone:
(27)3735-1234/3735-1954
E-mail:
cmac@cmac.es.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda-feira a Quinta-feira das 7h às 16h
Sexta-feira das 7h às 13h

CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO - ES
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.