Início do Outono

Características do Outono

O Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono, começa exatamente às 06h38 do dia 20 de março e termina entre os dias 20 e 21 de junho, no Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, e é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

O outono do Hemisfério Sul é chamado de "austral", e nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno, as folhas caem e chove com menos frequência, além da umidade do ar que é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

Cuidados no Outono

O equinócio de outono acontece em março e marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador.

Muitas pessoas ainda pensam que o calor traz mais doenças e, por isso, precisamos ser mais cautelosos nos dias quentes, mas, na verdade, é o tempo frio do outono e do inverno que exige mais cuidados.

A primeira coisa que fazemos quando o dia amanhece frio é mudar a temperatura do chuveiro e tomar um banho quentíssimo. Isso provoca o ressecamento da pele. O ideal é evitar água quente demais e sempre hidratar bastante a pele.

As alergias também são grandes vilãs nessa época. As pessoas alérgicas precisam ficar atentas aos cobertores e às roupas que soltam pelos e devem substituí-los por mantas de tecidos sintéticos ou de algodão. Também é necessário lavar todas essas peças que estão guardadas há muito tempo e secá-las ao sol.

Nas estações mais frias, a tendência é beber menos líquidos – o que é totalmente errado. É imprescindível se hidratar tanto quanto no verão e na primavera, pois a hidratação mantém o corpo protegido. Além disso, sempre que possível, deve-se tomar bebidas quentes como chás e café (sem abusar, é claro).

O sol também é um grande inimigo nesse tempo frio, principalmente quando o céu está aberto. Ele pode causar queimaduras graves, assim como no verão, e, por essa razão, é importante o uso de protetor solar em qualquer época do ano.

O frio às vezes nos deixa preguiçosos, mas praticar exercícios é essencial. Faça alongamentos diários, pois isso evita câimbras, dores musculares e nas articulações.

Data de Publicação: sexta-feira, 19 de março de 2021