JUNHO VERMELHO

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. Em alguns casos mais graves da Covid-19, também estão sendo feitas transfusões de sangue para recuperar os pacientes.

Quem pode doar sangue?

Geral:

• Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos podem doar caso tenham autorização do responsável.
  • Não estar em jejum.
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
  • Pesar mais de 50kg.
  • Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.
  • Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias.

Saúde:

• Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida).
  • Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses.
  • Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias.
  • Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade.
  • Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.

Comportamento:

• Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres).
  • Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV.
  • Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação.
  • Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas.
  • Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses.
  • Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.

Fonte: http://www.eudousangue.com.br/

Data de Publicação: terça-feira, 01 de junho de 2021