SETEMBRO AMARELO

O mês de setembro é marcado pelo "Setembro Amarelo", campanha de prevenção do suicídio.

Atualmente a mobilização do tema se faz necessária devido ao aumento destes casos em todo o país.

No Brasil, os números preocupam os médicos, pois diariamente, pelo menos 30 casos são registrados por dia.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Fonte: https://www.setembroamarelo.com/

Data de Publicação: quarta-feira, 01 de setembro de 2021