Início do Verão

O início do verão, que corresponde ao fenômeno astronômico chamado de Solstício de verão, acontece em dezembro no Hemisfério Sul.

Assim, o verão 2021-2022 no Brasil começa em 21 de dezembro de 2021 às 12h59 e termina em 20 de março de 2022.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação do verão é caracterizada por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol.

O fim do verão é marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 20 ou 21 de março, quando inicia o outono. No equinócio, o dia tem a mesma duração no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-verao/

Data de Publicação: terça-feira, 14 de dezembro de 2021