Início do Verão

O início do verão, que corresponde ao fenômeno astronômico chamado de Solstício de verão, acontece em dezembro no Hemisfério Sul.

Assim, o verão 2022-2023 no Brasil começa em 21 de dezembro de 2022 às 18h48 e termina em 20 de março de 2023.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação do verão é caracterizada por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e úmido e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol.

O fim do verão é marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil, e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 20 ou 21 de março, quando inicia o outono. No equinócio, o dia tem a mesma duração no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

O verão é a estação que proporciona vários momentos de lazer ao ar livre. As altas temperaturas são um convite às praias, cachoeiras e piscinas e, sem dúvida, vale a pena desfrutar dos dias ensolarados. Porém, não podemos esquecer dos cuidados necessários com o corpo e a saúde para evitar que o divertimento se torne preocupação.

Para tanto, separamos algumas dicas bastante úteis para que você possa curtir o verão tranquilamente.

HIDRATE-SE

Cerca de 3/4 da nossa massa corporal é constituída por água e durante o dia eliminamos líquidos principalmente pela transpiração e urina. Por isso, beber ao menos 2 litros de água diariamente é essencial para o funcionamento correto dos nossos órgãos.

Nos dias quentes, como transpiramos mais, a perda de água e sais minerais aumenta de maneira considerável. Portanto, além da ingestão de líquidos como sucos e água, é primordial fazer refeições com alimentos ricos nesses nutrientes como melão, melancia, abacaxi, abóbora, chuchu, etc.


PREFIRA A ALIMENTOS LEVES

Muitas vezes o calor pode tirar nosso apetite, mas é evidente que mesmo assim precisamos nos alimentar bem. Nessa época do ano opte por alimentos de fácil digestão, evitando assim comidas gordurosas. Já que com temperaturas elevadas a digestão fica mais lenta. Verduras, legumes e carboidratos são uma boa pedida. Atenção também para a preservação dos alimentos, pois as bactérias se proliferam com mais intensidade no calor. Evite comer na rua e na praia, pois não se sabe as condições de preservação e higiene a que os alimentos estão submetidos. Procure não guardar comida por mais de 24 horas, dessa forma é possível preservar-se dos perigos das intoxicações alimentares.


BEBIDAS ALCOÓLICAS

Moderação com álcool é sempre recomendado, mas no verão é importante dobrar a atenção com o consumo. A bebida alcoólica retira água das células, promovendo desidratação. Como no calor a tendência é que nosso corpo perca mais água, a combinação com bebidas etílicas pode ser perigosa. Procure sempre beber bastante água entre uma dose e outra.


PELE

O sol pode ser bastante benéfico para o ser humano quando a exposição é moderada. Estimula o corpo a produzir serotonina, melanina, vitamina D e ainda melhora a qualidade do sono. Entretanto, o excesso pode ser extremamente prejudicial. Insolação, queimaduras e câncer de pele são alguns dos malefícios que os raios solares podem causar. Evite, portanto, ficar ao sol das 10 às 15 horas e não esqueça de passar protetor solar a cada 2 horas.


ACESSÓRIOS E PROTEÇÃO

Chapéus e bonés são ótimos aliados para proteger rosto, ombros e couro cabeludo, assim como os óculos de sol para os olhos. Mas, cuidado na hora de comprar seus óculos. Procure por óticas confiáveis e não compre de vendedores ambulantes, pois a má qualidade das lentes tende a deixar as pupilas dilatadas e, consequentemente, mais vulneráveis aos efeitos nocivos dos raios solares. Dê preferência também para roupas claras, leves e ventiladas.


CUIDADO COM OS FUNGOS

No verão, muitas vezes, as pessoas ficam com biquínis e sungas molhadas por bastante tempo, formando assim o ambiente ideal para o desenvolvimento e proliferação dos fungos que causam micoses e candidíase. Se não estiver nadando, procure secar-se bem e colocar roupas secas.

Seguindo essas dicas o verão fica ainda mais prazeroso e você pode curti-lo tranquilo sem oferecer riscos à saúde.

 

Fonte: https://www.hospitalviver.com.br/blog/cuidados-com-a-saude-no-verao/

https://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-verao/

Data de Publicação: segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço:
Ladeira Ute Amélia Gastin Pádua, nº 150 - São Tarcísio
Afonso Cláudio – ES - CEP: 29600-000


Telefone:
(27)3735-1234/3735-1954
E-mail:
cmac@cmac.es.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta das 7h às 13h

Dia e Horário das Sessões Plenárias:
Todos os dias 10, 20 e último dia útil do mês, às 9 horas

CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO - ES
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.