Dia do Engenheiro Ambiental

Dia 31 de janeiro é o dia do Engenheiro Ambiental. Os engenheiros ambientais são responsáveis em minimizar o impacto humano no planeta, visando acima de tudo a preservação dos recursos naturais, da biodiversidade e dos ecossistemas.

O dia 31 de janeiro só veio ser escolhido em 2007, quando então o Projeto de Lei nº 615/2007, reconheceu esta data como o Dia Nacional do Engenheiro Ambiental, em homenagem a primeira turma de graduados em 1997, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A engenharia ambiental desenvolve e aplica a tecnologia para proteger o meio ambiente dos danos causados pela ação do homem, além de trabalhar na recuperação dos ambientes já contaminados ou degradados, atuando assim na preservação da qualidade da água, do ar e do solo.Os engenheiros ambientais são profissionais multidisciplinares responsáveis pelo desenvolvimento sustentável e socioambiental.

Os engenheiros ambientais trabalham para minimizar a poluição atmosférica por emissão de gases de efeito estufa, tentam frear o aquecimento global, são contra os desmatamentos, desenvolvem sistemas e processos contra a contaminação dos rios e oceanos, buscam soluções contra a escassez de água, recuperam áreas degradadas, mostram para as indústrias que vale a pena o comprometimento em novos processos de produção, mais sustentáveis.

Quatro grandes áreas da Engenharia Ambiental: Tecnologia Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos e Geotecnia Ambiental. Os engenheiros ambientais elaboram e executam: estudos de impacto ambiental, gerenciamento ambiental na empresa, planejamento ambiental, elaboração e execução de planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, estudos de clima, projetos de abastecimento/tratamento de água, esgotamento sanitário e industriais, drenagem urbana, projeto e monitoramento de aterros sanitários de resíduos domésticos e industriais, projetos de recuperação/mapeamento de áreas contaminadas ou degradadas, etc.

Os engenheiros ambientais desenvolvem ainda trabalhos sobre fontes de energia renovável, assim como recuperação/reúso de biogás, produção de biodiesel a partir de microalgas e muito mais! Fazem estudos de processos industriais a fim de minimizar, reutilizar, reciclar, tratar ou destinar adequadamente efluentes e resíduos, trabalha com planejamento, prevenção e proteção dos recursos naturais renováveis e não-renováveis, etc.

Os engenheiros ambientais desenvolvem técnicas, equipamentos ou processos que ajudam a preservar os recursos naturais, como o ar, o solo e a água. Atuam com planejamento, realização e gestão de projetos e programas ambientais nos setores público, privado e do terceiro setor. Lidam com muitas questões: ambientais, sociais, econômicas e institucionais.

Fonte: https://noticias.ambientalmercantil.com/31/01/2022/dia-do-engenheiro-ambiental-profissao-vem-ganhando-cada-vez-mais-destaque-no-mercado-de-trabalho-nacional-e-internacional/

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de janeiro de 2023