Maio Laranja - Mês Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

18 de maio é a data escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, assim instituída oficialmente através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

O #maiolaranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade a este assunto, fomentando campanha de conscientização, que acredita que para combater qualquer problema é necessário conhecê-lo, debatendo sobre o assunto no Brasil.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país e por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de crianças e jovens todos os anos.

A data foi escolhida em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o grupo responsável por organizar e promover nacionalmente esta data e também durante todo o mês de maio, por meio de campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração infantil.

Órgãos públicos e não governamentais promovem ações, como distribuição de panfletos informativos, realização de passeatas e palestras, para alertar a sociedade e mobilizar as pessoas a combater esse problema. Nesta data, costumam ser realizadas diversas atividades sobre o tema nas escolas e demais espaços sociais.

No Brasil, há um serviço para registro de denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual, o Disque 100, totalmente gratuito.

Vale destacar que as denúncias são anônimas e o serviço está disponível 24h, incluindo fins de semana e feriados.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outra forma de comunicar a violência é entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade, em Afonso Cláudio pode ser acionado por meio do telefone (27) 9 9907-7494, também sob regime de plantão 24h.

A Câmara Municipal de Afonso Cláudio apoia esta campanha.

Fonte: https://maiolaranja.org.br/

Data de Publicação: terça-feira, 02 de maio de 2023