CMAC recebe visita de alunos de Piracema

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) realizada hoje (20) foi prestigiada por um grupo de 50 alunos da Escola José Roberto Christo, da região de Piracema. Os estudantes abriram a sessão com apresentação do coral, que interpretou duas músicas e os hinos nacional e municipal.

"Além de se preocupar com notas, a escola deve se aterà formação do cidadão, oferecendo espaço para desenvolvimento de habilidades artísticas e culturais. A instituição é o local onde os alunos se encontram para mostrar o que têm de melhor", enfatizou Erilda de Lourdes Coelho Antozim, diretora da José Roberto Christo.

Na ausência do presidente da CMAC, Nilton Luciano de Oliveira (Marronzinho) e da vice-presidente, Roserene Silva Costa, a sessão foi presidida pelo vereador Adeilde Davel de Oliveira, primeiro secretário da mesa diretora. Em nome do órgão, ele agradeceu a presença dos alunos e a apresentação realizada por eles. "Vocês abrilhantaram nosso encontro de hoje", disse.

Motivados pela presença da escola, os vereadores fizeram do tema educação o foco principal no horário da Tribuna Livre. Primeiro a usar o espaço, Otávio Saiter Filho destacou a Lei Federal nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, sancionada pelo ex-presidente Lula, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas brasileiras. "O prazo está se esgotando para as escolas se adequarem, mas a Escola de Piracema está à frente das outras nesse sentido", afirmou. Saiter lembrou ainda a importância da música no ensino, sendo de grande relevância para o aprendizado dos alunos.

Tarciso José de Araújo, popular Zezim Vidal, discursou sobre a necessidade de incentivar a divulgação dos bons exemplos e das qualidades do município. "Às vezes as pessoas olham apenas os problemas e só sabem criticar, pegam o pequeno ponto negativo e tomam como se fosse o todo. E coisas que tão boas que temos, como o que vocês fizeram hoje, não são divulgadas", falou. "Cabe a nós mostrar tudo de bom que nosso município tem fora daqui, Afonso Cláudio precisa ser valorizado", acrescentou.

Ex-aluno da José Roberto Christo, Romildo Camporez dirigiu-se especialmente aos jovens estudantes presentes na sessão, recordando a boa formação que teve na instituição. "Fui alfabetizado na escola de vocês e hoje exerço aqui no município uma função de autoridade pública, falando em relação ao cargo eletivo que me levou a conseguir três mandatos. Acho que isso serve de incentivo para vocês, ignorando as notícias negativas que surgiram na imprensa".

A matéria veiculada pela TV Gazeta na época da divulgação dos últimos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que mostrou negativamente a escola de Piracema, foi comentada por Camporez. "Não levem isso em consideração, pois queriam fazer uma comparação entre a escola pública e a escola particular, mostrando as realidades de alunos que têm condições de se dedicar só ao estudo e outros que têm compromissos de ajudar na renda da família. Não se sintam diminuídos com essas notícias, pois a escola de vocês não é diferente de nenhuma outra, vocês têm capacidade e, com dedicação, conseguirão chegar longe".

A discussão foi ampliada por Adeilde Davel de Oliveira, que abordou a conduta da imprensa de maneira geral na cobertura de fatos negativos. "Em geral, a imprensa dá mais espaço para os problemas que acontecem. O mesmo acontece quando mostram os trabalhos das Câmaras Municipais. Deixam de apresentar os bons exemplos, preocupando-se em noticiar fatos ruins".

Em contrapartida, Oliveira apresentou carta enviada por servidor da CMAC e publicada no jornal A Gazeta da última segunda-feira (17), solicitando que a imprensa desse mais atenção aos bons exemplos dados por algumas Câmaras, como a de Afonso Cláudio, que recentemente votou contra o aumento do número de vereadores no município, atendendo aos pedidos da população.

Moções

FOTOINTERNA1

Durante a Sessão Ordinária de hoje, o vereador Otávio Saiter Filho apresentou duas Moções de Aplauso, aprovadas por unanimidade pelos demais colegas. A primeira delas foi direcionada à professora de artes Alba Schwartz Eutrópio, convidada pela Academia Nacional de Artes Plásticas de Poços de Caldas (MG) para expor um de seus quadros no museu do Louvre, em Paris. A exposição será de 21 a 23 de outubro. O quadro escolhido foi "O Julgamento", demonstra o olhar de Deus julgando as ações do ser humano por meio da balança de maçãs.

A segunda homenagem proposta foi para a Escola de Ensino Fundamental Augusta Lamas D'Ávila pela comemoração dos seus 50 anos. "Desde que se instalou em nossa cidade, a instituição tem procurado, por meio de sadia conduta de seus dirigentes, transmitir segura orientação aos estudantes que passam pelos seus quadros. Trata-se de uma data significativa e merecedora do reconhecimento de todos os que se interessam pelo estágio educacional alcançado pela nossa comunidade".

Data de Publicação: quinta-feira, 20 de outubro de 2011