AGOSTO DOURADO

O aleitamento materno, embora seja um ato natural, precisa de uma rede de apoio, pois muitas vezes o desmame precoce tem diversas causas, como: rotina de trabalho atribulada, e falta de conhecimento sobre a pega correta e sobre os benefícios do aleitamento materno. É justamente esse importante ato que a campanha Agosto Dourado busca retomar, reforçando a importância do leite humano para a alimentação do bebê.

O que é o Agosto Dourado?

É um mês de representatividade para a bandeira da amamentação como fator fundamental para a saúde do bebê. Uma criança mais saudável é, frequentemente, um adulto com menos problemas de saúde, o que representa um ganho para a sociedade em diversas frentes: econômica, psicológica e socialmente.

A cor dourada faz referência ao padrão “ouro” de qualidade do leite materno. Isso porque esse alimento é completo para o bebê até seis meses de idade, oferecendo todos os nutrientes necessários, sem alérgenos que podem conter em fórmulas infantis. Por meio do aleitamento materno, incentivado pelo Agosto Dourado, o bebê fica protegido de doenças, pois recebe um alimento com valor nutricional excelente, e também adquire anticorpos da mãe.

Benefícios do aleitamento materno

Para o bebê:

● Cria uma conexão maior com a mãe;
● Enfrenta menos cólicas pois a digestão melhora;
● Inteligência estimulada;
● Menos riscos de desenvolver doenças alérgicas;
● Diminuem as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma;
● Estimula e fortalece a arcada dentária;
● Previne contra a diarreia;
● Previne problemas fonoaudiólogos, respiratórios, auditivos e psicomotores devido à sucção.

Para a mãe:

● Reduz o sangramento após o parto, ao produzir ocitocina;
● Intensifica a perda de peso;
● Ajuda a evitar a osteoporose;
● Protege contra doenças cardiovasculares;
● Diminui a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio.

Quando foi criado o Agosto Dourado?

A campanha Agosto Dourado teve início em um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1990, em Nova Iorque. O objetivo desse encontro foi criar a Declaração de Innocenti, voltada para a amamentação, com o intuito de debater ações mundiais de conscientização.

Com o intuito de cumprir as diretrizes abraçadas pelos países depois da assinatura do documento, em 1991 foi criada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (Waba, sigla em inglês). No ano seguinte, a Aliança instaurou a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam) e, todos os anos, define um tema para trabalhar com cerca de 120 países.

A Smam ocorre de 1 a 7 de agosto de 2022 e tem como tema "Fortalecer a Amamentação: educando e apoiando".

As atividades buscam defender e promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, podendo se estender até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação abre o Agosto Dourado, voltando-se para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

Importância do Leite Materno

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38% das crianças são amamentadas de maneira exclusiva com o leite materno e em demanda livre até o sexto mês de vida. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 9% das crianças se beneficiam do aleitamento materno exclusivo ao longo desses seis meses iniciais de vida.

Por isso, há a necessidade de atuar em prol do desenvolvimento dessa prática e melhorar os índices de aleitamento materno, além de ajudar na qualidade de vida das crianças, reduzindo a desnutrição e a mortalidade infantil no Brasil.

Fonte: https://eurofarma.com.br/artigos/agosto-dourado-o-que-e-quando-surgiu-e-importancia

Data de Publicação: segunda-feira, 01 de agosto de 2022