Setembro Verde

O Setembro Verde foi dedicado à 3 importantes campanhas, sendo elas:

INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Essa campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação Nacional das Apaes do Estado de São Paulo, em parceria com a Apae de Valinhos (SP). A data faz alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, coincidindo com o Dia da Árvore que traz a cor verde, representando a esperança de dias melhores. É um mês que procura conscientizar a população sobre a importância da inclusão.

Apesar dos avanços, ainda há muito para ser conquistado, buscando trazer e ampliar práticas efetivas dentro da sociedade. É preciso olhar para todos os tipos de dificuldades enfrentadas no dia a dia, seja através da mobilidade, da saúde ou até mesmo da educação.

CONSCIENTIZAÇÃO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Essa campanha foi criada a partir da Lei 15.463/2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e tem o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo maior transplantador do mundo e referência mundial nessa área. A decisão final é da família, que ainda representa o maior motivo de impedimento à doação de órgãos e tecidos, por isso, encoraja-se o diálogo neste mês: expor a vontade de doar é importante para que a família entenda e se acostume com a ideia. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, um único doador pode beneficiar até quinze pessoas. Doar órgãos e tecidos é doar vida!

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO
Essa campanha tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de intestino, que é considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens (após próstata e pulmão) e o segundo entre as mulheres (após o câncer de mama).

Para prevenir o câncer de intestino é importante a adoção de hábitos saudáveis, como prática de exercícios, e cuidados com a alimentação.

Associado a estes cuidados, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia orienta que todas as pessoas com mais de 50 anos devam realizar o exame de colonoscopia preventivo mesmo que não haja quaisquer sintomas. Cuide-se.

Data de Publicação: sexta-feira, 01 de setembro de 2023