Dia Mundial de Combate à Poliomielite

O dia 24 de outubro é reservado ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite. Esta é uma doença causada pelo poliovírus e chamada também de paralisia infantil, que afeta crianças menores de 4 anos e também pode infectar adultos que não foram imunizados. A principal forma de proteção é a vacina, pois não há tratamento específico.

Tipicamente, a criança deve ser imunizada contra a poliomielite aos dois, quatro e seis primeiros meses de vida. Já as doses de reforço devem ser aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A contaminação da poliomielite ocorre no contato direto pessoa a pessoa, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou ainda por meio de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.

TRATAMENTO:

Como em muitas infecções virais, não há tratamento específico para a doença, mas alguns cuidados são indispensáveis para controlar as complicações e reduzir a mortalidade. Dentre eles:

– repouso absoluto nos primeiros dias para reduzir a taxa de paralisia;

– mudança frequente de posição do paciente na cama, que deve ter colchão firme e apoio para os pés e a cabeça;

– tratamento sintomático da dor, da febre e dos problemas urinários e intestinais;

– atendimento hospitalar nos casos de paralisia ou de alteração respiratória;

– acompanhamento ortopédico e fisioterápico.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO:

– a falta de saneamento básico e de medidas adequadas de higiene são a principal causa de transmissão do vírus da poliomielite;

– a má qualidade da água utilizada para consumo e alimentos preparados sem os cuidados de higiene facilitam a proliferação dos diferentes tipos de poliovírus;

– lavar sempre as mãos, especialmente antes de preparar as refeições, de começar a comer e depois de usar o banheiro;

– estimular nas crianças pequenas a prática de hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos, só beber água tratada e verificar se utensílios de mesa e cozinha estão limpos antes de usá-los.

Em caso de dúvida, procurar o Posto de Saúde mais próximo.

Data de Publicação: terça-feira, 24 de outubro de 2023