Janeiro Roxo

Em janeiro de 2024 é realizada a campanha anual de combate à Hanseníase, que é intitulado como “janeiro Roxo”, para conscientização sobre a doença. Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país. Esse evento é importante para que a população tenha mais informações sobre a doença e para que ocorra uma intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma. Apesar dos esforços dispensados para o seu combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica e constitui um problema de saúde pública no Brasil.

Discutir a enfermidade é promover conhecimento para a população, reforçando a necessidade do diagnóstico precoce para diminuir a possibilidade de sequelas graves e incapacitantes. O Ministério da Saúde informa que o Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos, ficando atrás apenas da Índia. A doença acomete mais homens do que mulheres, embora essa diferença venha reduzindo com os anos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estima que cerca de 30 mil novos casos são detectados anualmente!

SINTOMAS DE HANSENÍASE
Inicialmente, aparecem uma ou mais manchas de cor avermelhada ou esbranquiçada na pele ou em qualquer parte do corpo. No local ocorre diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, a dor e ao tato. Na maioria das vezes ela passa despercebida por não incomodar, pois não coça e nem dói.

Com a evolução da doença, surge sensação de picadas, dormência ou formigamento em partes do corpo afetadas. Sensação de fraqueza nos braços, mãos, pernas e pés. Caroços vermelhos e dolorosos, febre, ínguas, edema de mãos e pés, dores articulares, dor e espessamento nos nervos (neurites) e mal-estar generalizado.

A doença pode se manifestar também na forma neural, com sintomas muito parecidos com crises de reumatismo.

Data de Publicação: terça-feira, 02 de janeiro de 2024