Corpus Christi

O Corpus Christi é um feriado nacional no qual ocorrem as festividades religiosas da Igreja Católica, com o intuito de comemorar a eucaristia e a comunhão do corpo e sangue de Jesus Cristo. Basicamente, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. A celebração da data ocorre sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, relembrando a quinta-feira santa em que Jesus instituiu a Consagração da Eucaristia.

A comemoração do Corpus Christi tem origem ainda no século XIII, especificamente no ano de 1269. Nessa época, os então membros da Igreja Católica propuseram que as pessoas separassem uma data para sentirem a presença de Cristo, instaurando assim o feriado.

Reza a lenda que um sacerdote chamado Pedro de Praga, que se encontrava amargurado por dúvidas quanto a presença de Jesus Cristo na eucaristia, saiu de sua cidade, peregrinando em busca dos túmulos dos apóstolos Paulo e Pedro, em Roma. Seu objetivo era pedir fé, para que pudesse se livrar de suas aflições. No caminho, enquanto passava por uma cidadezinha na Itália, chamada Bolsena, ele assistiu a celebração da Santa Missa, onde novamente foi assaltado por incertezas. Porém, na hora da Consagração, um milagre aconteceu, provendo-lhe a resposta que precisava: a hóstia branca metamorfoseou-se em carne. A carne manchava seu corpo, as toalhas do altar e o chão da Igreja de sangue, mas as mãos do sacerdote não foram maculadas. Ainda, conta-se que a parte da hóstia que permaneceu nas mãos do padre não foi transformada.

Ao ouvir esta história, o então papa, Papa Urbano IV, pediu para que os objetos manchados pelo sangue, e o pedaço restante da hóstia, fossem levados para Orvieto (também uma região da Itália) em uma enorme comitiva. Foi então decretado o Corpus Christi, no dia 8 de setembro de 1264.

Hoje, o dia é celebrado com várias missas festivas, e várias ruas são adornadas para que uma procissão, conduzida por padres ou bispos, passem por essas ruas. Esse evento, denominado Santíssimo Sacramento, é anualmente escoltado por um grande número de fiéis, em todas as cidades do Brasil. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Data de Publicação: quarta-feira, 03 de junho de 2020