Dia Mundial da Luta Contra AIDS

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS foi criado em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU e por uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde. Essa data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids e o esforço mundial na luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS constitui já um evento anual na maior parte dos países.

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da AIDS, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da AIDS, e de se saber mais sobre esta doença. Evocando as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS contribui para edificar uma ação durável contra a AIDS.

Data de Publicação: segunda-feira, 30 de novembro de 2020