Dia Internacional da Biodiversidade

Em 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, a data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O intuito do dia é gerar conscientização na população à respeito da biodiversidade e de sua preservação. A escolha da data está relacionada à aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992.

A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se a diversidade de formas de vida, animal e vegetal, que são encontrar em diferentes ambientes, terrestre, marítimo, ecossistemas, complexos ecológicos. O Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do mundo, considerando o imenso território e a diversidade climática.

Em meados do século XIX, o Império brasileiro almejava explorar algumas províncias pouco conhecidas do território e promover ações técnico científicas, uma vez que a investigação poderia inserir o Brasil no ambiente científico internacional. Em organização conjunta do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB) e do Museu Nacional, em 1856, iniciou-se a organização da Comissão Científica de Exploração ao Ceará. A viagem exploratória reuniu alguns naturalistas renomados à época e foi executada entre 1859 e 1861.

A Comissão explorou todo o território do Ceará e fez algumas passagens à Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Devido à contratempos políticos, financeiros a expedição ficara conhecida como mal sucedida e de caráter duvidoso e foi apelidada de “Comissão das Borboletas”. A imprensa do Ceará e da Corte foram os principais veículos de comunicação dos resultados da Comissão, embora não tenha ocorrido uma grande publicação dos resultados científicos.

Os produtos trazidos do Ceará passaram a integrar o acervo do Museu Nacional e fizeram parte de exposições públicas, com destaque, para a Exposição Universal de 1862, em Londres. Diversas pesquisas científicas auxiliam a compreender a relevância da Comissão e os detalhes do fazer e dos métodos científicos do período e a identificar as riquezas de parte da biodiversidade brasileira.

Como Surgiu o Dia Internacional da Biodiversidade

Esta data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.

Antes, o Dia Internacional da Biodiversidade costumava ser celebrado em 29 de dezembro, numa homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, intitulado: “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”, mudou para 22 de maio.

O Dia Internacional da Biodiversidade é ideal para a reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem com o propósito de estimular esforços para que, até 2030, todas as ações sejam aplicadas universalmente, e assim contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.

Data de Publicação: sexta-feira, 20 de maio de 2022