Parlamentares rejeitam aumento do número de vereadores

A Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) votou na Sessão Ordinária de hoje (30), em primeiro turno, o Projeto de Lei 001/2011 que propunha a alteração da Lei Orgânica Municipal aumentando de 9 para 13 o número de vereadores da cidade. O projeto já havia entrado em pauta na sessão realizada no último dia 20, porém não foi votado em função de o vereador Romildo Camporez ter solicitado vistas.

Com unanimidade de votos dos vereadores presentes, o projeto foi rejeitado. "Quando um político é eleito, ele representa toda a população, independente de bairro ou distrito, portanto, somos todos representantes do povo de Afondo Cláudio. Nosso dever é defender os interesses dos cidadãos, por isso votamos contra o projeto", disse Nilton Luciano de Oliveira (PP), presidente da Câmara, popular Marronzinho.

"Não estamos olhando para o nosso lado, pois se assim fosse, votaríamos favorável ao aumento, já que teríamos mais chances nas eleições do ano que vem. Porém, cabe ao povo escolher e avaliar o seu representante", reforçou. Para o vereador Adeilde Davel de Oliveira (PMDB), a Câmara fez valer a vontade da população. "Nós estamos aqui por escolha da população, para defender seus interesses. É nosso dever fazer jus à confiança depositada e sancionar a vontade da sociedade".

Os impactos financeiros da mudança também foram discutidos pelos vereadores. "Avaliamos e percebemos que haveria um aumento de aproximadamente R$ 2 milhões de reais nas despesas ao longo dos quatro anos do novo mandato, caso fossem ampliadas as vagas para 13", afirmou Romildo Camporez da Silva (DEM).

Pesquisa

A CMAC contratou o Instituto de Pesquisas Estatísticas do Espírito Santo (Ipeses) para realizar levantamento junto à população local e medir a opinião dos afonsoclaudenses a respeito do tema. Foram ouvidos 456 cidadãos entre os dias 23 e 24, distribuídos na sede e em distritos do interior. Segundo o Ipeses, 74,78% dos entrevistados são contrários à mudança.

Após verificar o resultado da pesquisa, os vereadores Tarciso José de Araújo (PV) e Florentino Binow (PR), que assinaram o projeto juntamente com a proponente, Selma Littig (PR), recuaram em suas posições. "Temos a responsabilidade, como representantes políticos, de avaliar o que é melhor para o povo, pensando nele. Respeitamos a opinião da sociedade e por isso votamos contra", contou Araújo.

"Assinei pelo aumento porque achei que o município ia ser melhor representado com 13 vereadores. Mas, após a pesquisa, decidi ficar ao lado do povo e votar pela manutenção de 9", disse Binow.

A pesquisa realizada pelo Ipeses mediu também a satisfação da população em relação aos trabalhos da Câmara Municipal de Afonso Cláudio. Cerca de 70% dos entrevistados avaliaram como Ótima e Boa a atuação dos vereadores de Afonso Cláudio. O mesmo percentual avaliou positivamente a atuação da Câmara no município.

Confira como foi a votação:

Otávio Saiter Filho: se absteve da votação.

Selma Littig: aprovou.

Florentino Binow: não aprovou.

Romildo Camporez da Silva: não aprovou.

Tarciso José de Araújo: não aprovou.

Adeilde Davel de Oliveira: não aprovou.

Nilton Luciano de Oliveira: não aprovou.

Roserene Silva Costa: estava ausente da sessão.

Anderson Salomé Lenk: estava ausente da sessão.

Clique aqui e confira a pesquisa

Data de Publicação: sexta-feira, 30 de setembro de 2011