Saúde e esporte são debatidos por vereadores em sessão

Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (12), os vereadores da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) focaram suas falas em assuntos relacionados à saúde e ao esporte no município. Primeiro a usar o espaço destinado à Tribuna Livre, Tarciso José de Araújo, o Zezim Vidal, comentou o sucesso do campeonato de futebol realizado no último final de semana. "Foi tudo muito bem organizado e tranquilo. Os atletas tiveram a oportunidade de mostrar seu talento a todos os torcedores e olheiros que estavam nas arquibancadas. Ações como essas são uma ótima oportunidade para nossas equipes buscarem a chance de participar de outros campeonatos", disse.

O presidente da CMAC, Nilton Luciano de Oliveira, popular Marronzinho, também concentrou sua fala no esporte. Ele solicitou o envio de um pedido de apoio ao Secretário Municipal de Esportes, Altamiro Cassiano Junior, o Juninho, para os professores que trabalham voluntariamente em escolinhas de esporte. "Celsinho, Madeira e Dedéu têm feito um excelente trabalho com crianças e adolescentes dos bairros São Vicente, Grama e Centro, respectivamente, e merecem uma atenção especial. O prefeito está investindo muito no esporte e temos certeza de que ele não se oporá", afirmou.

Saúde

Roserene Silva Costa, que tem atuação marcante na área de saúde, informou que recebeu uma solicitação envida pelo Conselho Municipal de Saúde em relação aos Agentes Comunitários de Saúde. "Essa moção fala da regulamentação da Lei 11350/2011, que dá direito aos agentes de ser efetivos no município. Localidades vizinhas a Afonso Cláudio, como Itarana, já adotaram a medida. O Conselho está solicitando que o prefeito, Wilson Berger Costa, também cumpra essa lei", explicou.

A vereadora acrescentou ainda que há também uma portaria encaminhada pelo Tribunal de Contas que determina que os prefeitos devem pagar aos agentes incentivo adicional no final do ano no valor de R$ 750,00. "Esse adicional vem sendo repassado para o município e tem sido usado para manutenção do trabalho dos agentes. Entretanto, a portaria mostra que essa quantia deve ser usada como 14º salário do profissional. Tenho certeza que o prefeito, que faz uma administração muito transparente, irá fazer cumprir essa determinação", concluiu.

Em sua fala na Tribuna, o vereador Otávio Saiter Filho abordou um importante problema que os produtores rurais têm enfrentado no município: a dificuldade de comunicação. De acordo com o parlamentar, o sinal de telefonia móvel teme estado muito ruim, falhando e frequentemente indisponível. Diante das dificuldades dos cidadãos, Saiter encaminhou uma indicação à Prefeitura Municipal pedindo ao Poder Executivo contato com as operadoras responsáveis para solicitar melhoria na qualidade do sinal e da prestação do serviço.

Florentino Binow reiteirou as palavras de Otávio, destacando que na região da Mata Fria o problema também ocorre. "Uma forma de amenizar os problemas enfrentados pelos moradores da região seria a instalação de um telefone público na sede de loteamentos, pois o sinal de telefone celular no local é muito fraco e há poucos orelhões na comunidade".

Data de Publicação: segunda-feira, 12 de março de 2012