
O Setembro Amarelo® é a maior campanha de prevenção ao suicídio do mundo e surgiu no Brasil em 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Desde então, a mobilização tem crescido e se consolidado como um importante movimento de conscientização, quebrando tabus e ampliando o acesso à informação. O dia 10 de setembro é reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações acontecem durante todo o ano.
O suicídio é uma triste realidade que atinge milhões de pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, e no Brasil são cerca de 14 mil casos por ano, o que representa, em média, 38 mortes por dia. Outro estudo da Unicamp revelou que 17% dos brasileiros já pensaram seriamente em tirar a própria vida, e 4,8% chegaram a elaborar um plano. Apesar disso, a maioria dos casos poderia ser evitada com diagnóstico adequado, tratamento de qualidade e apoio emocional.
Reconhecer sinais de alerta é fundamental: isolamento, mudanças bruscas de comportamento, perda de interesse por atividades, frases de desesperança, alterações no sono e no apetite. Em situações assim, uma pergunta simples pode ajudar: “Tem algo que eu posso fazer para te ajudar?”.
Em 2025, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”, reforçando a importância do diálogo, da empatia e da escuta ativa. O apoio pode vir de familiares, amigos, colegas, professores e também do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento gratuito e sigiloso pelo telefone 188 (24 horas por dia), além de chat e e-mail no site www.cvv.org.br
Falar sobre o tema com responsabilidade, buscar informação e oferecer ajuda são passos essenciais para salvar vidas e valorizar a vida.
A Câmara Municipal de Afonso Cláudio apoia essa campanha.
Data de Publicação: terça-feira, 02 de setembro de 2025
Receba novidades sobre assuntos da Câmara