Vereadores comentam atuação da administração municipal

Durante a Sessão Ordinária realizada hoje (20) no plenário Monsenhor Paulo de Tarso Rautenstrauch, os vereadores usaram o horário destinado à Tribuna Livre para comentar a atuação da administração municipal. Os parlamentares foram unânimes em dizer que a Prefeitura tem trabalhado muito e buscado atender a maior parte das demandas da população, seja na sede ou nos distritos do interior.

Tarciso José de Araújo, o Zezim Vidal, agradeceu à Prefeitura Municipal pela realização do calçamento de duas ruas em Fazenda Guandu, que há muito tempo vinha sendo solicitado pela comunidade local. "Além das ruas, a administração também está concluindo o manilhamento da rede de esgoto e fazendo uma manutenção nas obras recém-concluídas no valão, danificadas pelas chuvas", acrescentou.

O vereador também usou a palavra para fazer cobranças à Secretaria Municipal de Obras. "Fui informado que as máquinas já estão programadas para ir atuar nas estradas da nossa região, mas queremos pedir agilidade nesse atendimento, pois em breve entraremos no período de colheita de café e os agricultores precisam que as estradas estejam em condições para que possam transportar suas mercadorias".

Vidal comentou ainda a alegria da comunidade em sediar a abertura do Campeonato Municipal de Futebol, que terá início amanhã (21). "A população está muito orgulhosa em poder participar esse evento, pois o esporte é um importante caminho para promoção da saúde de todos".

"Gostaria de iniciar minha fala parabenizando o prefeito e a comunidade de Empoçadinho pela inauguração da estrada que liga as comunidades de Lagoa e Empoçado. É uma coisa pequena, mas de fundamental importância, que vem sendo reivindicada há muito tempo pela comunidade. O prefeito, com seu bom trabalho, conseguiu essa obra, que permite a integração de duas comunidades, beneficiando muito aquela região. Alguns alunos que queriam estudar na escola agrícola agora têm mais facilidade de acesso à instituição", afirmou Adeilde Davel de Oliveira.

Ele parabenizou a atuação da associação de moradores de Córrego Guarani. "A associação é muito atuante e envolvida com as necessidades da comunidade, buscando sempre melhorias. Já conquistaram e está em funcionamento a coleta de leite, têm um tanque de resfriamento de leite, conseguiram um micro trator que atende toda a comunidade e agora eles estão reivindicando outras coisas e estivemos lá para ver como podemos ajudar. Essa consciência é importante, pois só coletivamente que conquistamos as coisas", disse.

O vereador também comentou o início do Campeonato Municipal de Futebol. "Parabenizo a comunidade de Fazenda Guandu por sediar a abertura. A comunidade de São Luiz de Boa sorte também receberá os jogos com muita alegria. Já fizemos um trabalho de limpeza de ruas e do entorno do campo, para que os esportistas estacionem com mais facilidade. A comunidade fez uma intervenção no local com apoio da prefeitura. Agradeço ao secretário Jonas Bragato pela ajuda na orientação da melhor forma de fazer o trabalho".

Líder do Governo na Câmara, Adeilde explicou também a atuação da Prefeitura Municipal nas regiões de São Vicente, Campo 20 e Boa Fé. "Em São Vicente já foram concluídas as obras no morro da Igreja e hoje o calçamento será finalizado no Campo 20, na estrada para o rancho. Foi um pedido nosso e lutamos muito por isso. Agradeço à administração e parabenizo a população pelas conquistas".

Saúde

O parlamentar reforçou indicação realizada na sessão do último dia 10 em relação à saúde. "Fiz algumas visitas à Unidade de Saúde da sede e percebi que os últimos atendimentos médicos são realizados mais tarde e, quando finalizados, o expediente da unidade já está encerrado. Com isso, os pacientes que saem da consulta não conseguem ter acesso à Farmácia Básica para retirar os medicamentos receitados durante a consulta. Solicitei atenção da Secretaria de Saúde, pois os servidores estão aqui para atender bem a população, que está ficando desassistida nesses casos, o que prejudica muito principalmente aqueles cidadãos que vêm do interior para obter atendimento".

Roserene Silva Costa, vereadora conhecida pela sua atuação na área da saúde, usou a palavra para dar uma boa notícia à população. "No último sábado, durante o programa de rádio da Prefeitura, pudemos ouvir a secretária de saúde, Nayara Pires, que informou que os cidadãos do interior agora poderão fazer agendamento de exames laboratoriais, de raio-X e mamografia dentro dos próprios distritos. As equipes do Programa de Saúde da Família serão as responsáveis por esse trabalho, que dará muito mais comodidade às comunidades".

"Agradeço muito ao prefeito, Wilson Berger Costa, e à secretária, que se sensibilizaram com a solicitação que apresentamos e atenderam nosso pedido. Obrigada pela parceria, que ajudou a beneficiar muito a população de Afonso Cláudio", completou.

Vereador atuante, Florentino Binow endossou a fala de Roserene e aproveitou para informar aos moradores da região de Mata Fria os pedidos que tem feito também na área da saúde. "Quando começou a construção do posto de saúde da Mata Fria, solicitei ao prefeito que o dentista atendesse mais dias na região e fomos atendidos, passando de um para dois dias", comemorou.

"Além disso, pessoas que necessitam fazer exames em Vitória precisavam vir para cá para depois ir para Vitória, alugando carros. O prefeito me prometeu que assim que o posto de saúde ficar pronto, as pessoas farão agendamento no próprio posto e contarão com transporte de ida e volta que as buscará na comunidade para levar e trazer para a capital", completou.

Aniversário

Todos os vereadores fizeram questão de parabenizar a colega Selma Littig, que faz aniversário hoje. A Câmara Municipal de Afonso Cláudio também deseja à vereadora muitas felicidades nesta data tão especial.

FOTOINTERNA1     FOTOINTERNA2

Data de Publicação: sexta-feira, 20 de abril de 2012