CMAC encerra atividades na última sessão de junho

Os vereadores da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) se reuniram hoje (dia 29) no plenário Monsenhor Paulo de Tarso Rautenstrauch para a última Sessão Ordinária deste semestre. Os parlamentares entram em recesso durante o mês de julho, quando não haverá realização de sessões, retomando os trabalhos em agosto. Por essa razão, o clima era de reflexão, avaliação e agradecimento pelas conquistas até o momento.

Tarciso José de Araújo, o Zezim Vidal, foi o primeiro a fazer uso do espaço destinado à Tribuna Livre. “Estou muito feliz hoje com notícias que recebi de algumas indicações que eu fiz e que estão sendo atendidas. Estamos sempre procurando correr atrás daquilo que a comunidade sonha”, disse.

Vidal comemorou as obras que as comunidades de Fazenda Guandu e Rio da Cobra estão recebendo da Prefeitura Municipal. “Ontem teve início o manilhamento do valão da rua do buraco, em Fazenda Guandu, a comunidade está muito feliz, ajudando a olhar e fiscalizar as obras. Também será concedida iluminação pública para o trevo de entrada de Fazenda Guandu. Os postes já foram encaminhados. Também teremos uma notícia boa em relação ao ginásio de esportes dessa comunidade, mas que deixarei para o prefeito anunciar”, falou, fazendo suspense.

O vereador Adeilde Davel de Oliveira concentrou sua fala nos acontecimentos registrados nas regiões de Santo Antonio e São Luiz da Boa Sorte. Na primeira, foi inaugurado no último final de semana o calçamento da comunidade. “Trata-se de um marco histórico, pois é a primeira vez que uma comunidade do interior, que não é um distrito, recebe uma obra de calçamento”, comemorou. “Santo Antonio é uma comunidade grande, organizada e que merece uma melhor estruturação”, acrescentou.

Segundo Davel, durante a solenidade de inauguração, o prefeito Wilson Berger Costa deu mais boas notícias aos moradores. “Com a melhoria da via, será instalada iluminação pública na região. Os postes, inclusive, já estão sendo fixados”, explicou. Até o momento, a região só tinha acesso à energia bifásica. Com a obra, o sistema passará a ser trifásico, energia mais barata e potente.

“Muitas obras de nossa reivindicação estão sendo concluídas em São Luiz da Boa Sorte. O sistema de tratamento de água já foi inaugurado e está funcionando. Os moradores já desfrutam de água tratada dentro de suas casas. Duas pontes de concreto também já foram concluídas e a Prefeitura acaba de dar a Ordem de Serviço para a obra da rede de tratamento de esgoto”, concluiu Adeilde.

Otávio Saiter Filho endossou a fala dos demais colegas em relação às conquistas das diversas comunidades, enfatizando que isso gera crescimento e desenvolvimento para todo o município. “Fiquei encantado com a qualidade da obra da quadra da escola de Fortaleza. O trabalho foi muito bem feito e valorizou a comunidade, que agora merece um asfalto para ajudar a reduzir a poeira e facilitar a conservação do local”.

O progresso do distrito de Mata Fria foi destaque na fala de Florentino Binow. “Nossa região já se desenvolveu muito. É importante ter um vereador dentro da comunidade, pois vemos de perto as necessidades dos moradores. Conseguimos duas escolas, um posto de saúde de 300 m², máquina para classificar tomate, cobertura da quadra da escola, construção de duas pontes de cimento, reforma do centro cultural de Alto Lagoa, entre outras coisas”.

“Muitos benefícios estão sendo concedidos pela prefeitura para a nossa região. Recentemente, em visita do prefeito ao local, ele deu Ordem de Serviço para a obra da rede de tratamento de água e informou que está quase tudo pronto para aprovação do projeto de construção do ginásio de esportes no valor de R$ 430 mil”, completou Binow.

A sessão de hoje também teve espaço para informar a população algumas medidas adotadas pela CMAC. Anderson Lenk anunciou que a mesa diretora da Casa decidiu hoje que não será concedido aumento aos salários dos vereadores. “Tomamos uma decisão sábia, dado o momento econômico difícil que estamos vivendo e onde toda a contenção de gastos é fundamental. Também mostra o respeito que esse poder legislativo tem para com a população. É importante podermos dar esse exemplo a todo o município e estado”, disse.

Romildo Camporez lembrou que a perda do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) representa um grande perigo para a economia capixaba. “Tenho sido sempre enfático quando falo deste assunto na tribuna. Apesar de o Governo Federal destinar recursos para o Espírito Santo, isso não resolve os problemas dos municípios, ao contrário, é prejudicial, pois se trata de empréstimo e endividamento para o nosso estado”, alertou.

As sessões estão suspensas em função do recesso durante todo o mês de julho. As atividades serão retomadas com Sessão Ordinária no dia 10 de agosto.

Data de Publicação: sexta-feira, 29 de junho de 2012