Engenheiros Agrônomos do Idaf participam de treinamento

Nas próximas terça e quarta-feira (24 e 25), engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) participam de treinamento sobre os processos de Crédito Fundiário, que integram as atividades da Unidade Técnica Estadual (UTE/Idaf).

O curso, que será ministrado por engenheiros agrônomos do Ministério de Desenvolvimento Agrário, visa a ampliar o conhecimento dos servidores que atuam nessa área.

Na terça-feira, os participantes irão a campo vistoriar algumas propriedades rurais da Grande Vitória, beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Segundo o coordenador da UTE, Daniel Abreu, essa será uma oportunidade para que os profissionais possam aprimorar as ações de vistoria. "Nosso foco é contribuir para o sucesso dos empreendimentos do Programa no Espírito Santo", diz.

Já na quarta, o treinamento teórico irá enfocar o Sistema de Monitoramento de Mercado de Terras (SMMT), ferramenta utilizada para acompanhar os negócios realizados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário. "O sistema nos permite verificar o tipo de atividade desenvolvida nos imóveis, analisar a capacidade de uso das terras e obter um preço médio, além de oferecer a possibilidade de conferir, por exemplo, as benfeitorias existentes antes da aquisição do imóvel pelo PNCF", explica Daniel Abreu.

PNCF

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento. O recurso também é usado para investimentos em infraestrutura, necessários à produção e à assistência técnica e extensão rural. O objetivo é reduzir a pobreza no campo e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais, fortalecendo e consolidando a agricultura familiar no Estado e no País.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.

Data de Publicação: sexta-feira, 20 de julho de 2012