Vereadores debatem cenário político de Afonso Cláudio

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) realizada hoje (dia 20) no plenário Monsenhor Paulo de Tarso Rautenstrauch foi marcada por debates a respeito do momento político vivido pelo município. Recentemente, os cidadãos acompanharam a ação de investigadores do Ministério Público Estadual (MPE) e da Polícia Federal (RF), que apuram a atuação de algumas empresas em obras realizadas em municípios do interior do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

Os investigadores do MPE e da PF estiveram em Afonso Cláudio para apurar processos licitatórios que tiveram a participação das firmas denunciadas. A Prefeitura Municipal auxiliou os trabalhos, fornecendo todos os documentos necessários e se colocando à disposição para todos os esclarecimentos necessários.

Primeiro a usar o espaço destinado à Tribuna Livre, o vereador Romildo Camporez destacou a cobertura da imprensa ao julgamento do Mensalão, que está sendo realizado em Brasília pelo Supremo Tribunal Federal, traçando um paralelo com a cobertura dos jornais do município em relação à investigação do MPE. “Entendemos que é muito fácil julgar sem que haja indício de que o outro errou”, disse.

Camporez destacou que tem percebido muitos comentários por parte da sociedade sobre o fato, insuflados pelo sensacionalismo da imprensa do município, o que tem gerado desencontro de informações e cobrança de alguns cidadãos em relação à postura da Câmara Municipal de Afonso Cláudio frente ao cenário político. “Nosso papel é fiscalizar para, quando necessário, dar uma resposta à população. Na condição de homens públicos deste município, temos que dar o retorno que a sociedade pede”.

O parlamentar apresentou pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguação da conduta da Prefeitura Municipal nas licitações investigadas pelo Ministério Público Estadual, solicitando apoio dos demais colegas. Para ser aprovada, a proposta precisa do apoio de mais três vereadores. “Somos amigos do prefeito e defendemos sua administração, que tem sido ética e transparente. Não queremos, antecipadamente, condenar ninguém, mas apurar os fatos. É o mínimo que podemos e devemos fazer para dar resposta a esta sociedade que, muitas vezes, tem feito comentários maldosos”, afirmou.

No uso da palavra, Adeilde Davel de Oliveira, que é líder do Governo na Câmara, aproveitou o momento para fazer alguns esclarecimentos que julgou serem importantes para a população, que se encontra em processo eleitoral para escolha de novos vereadores e prefeito. “Na condição de representante da administração municipal, diante do que foi colocado em relação à CPI, destaco que a administração do nosso prefeito é transparente, tanto que, nesta operação, todas as documentações solicitadas foram apresentadas”.

“Não estão sendo investigados nem o nosso prefeito, Wilson Costa, nem a Prefeitura Municipal. O que está sendo investigado pelo MPE é uma empresa que pode estar envolvida em corrupção”, enfatizou Adeilde. “Os meios de comunicação de Afonso Cláudio estão alardeando que a prefeitura gastou mais de R$ 1 milhão numa reforma. Entretanto, todos podem ver que não foi só uma reforma, mas uma grande ampliação. Foi a melhor obra já feita nessa escola”, acrescentou.

Em aparte concedido pelo colega, Florentino Binow acrescentou algumas informações ao discurso de Adeilde. “Na Mata Fria, foram realizadas duas obras pela empresa que está sendo investigada. As duas, a unidade de saúde e a quadra de esportes, já estão concluídas. Acompanhei o trabalho e o valor das duas obras está de acordo com o que foi realizado”.

Encerrando sua fala, Adeilde chamou a todos para uma reflexão. “Não podemos mais voltar ao passado onde a política era feita de boatos e mentiras. Nosso município avançou muito nos últimos três anos e ainda vai avançar mais. A atual administração trabalha com transparência, buscando o desenvolvimento da nossa cidade. Aos cidadãos e eleitores, bem como aos nossos colegas, proponho pensar até que ponto essa investigação não pode ser usada como artifício político para prejudicar o prefeito na candidatura à reeleição”.

Otávio Saiter Filho, também em aparte, apresentou aos presentes na sessão e aos ouvintes, explicações técnicas sobre como funciona o processo licitatório de pregão presencial, metodologia adotada pela Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio para contratação de todas as empreiteiras que realizaram obras na cidade. “Os processos vencidos pela empresa que está sendo investigada foram realizados dentro da normalidade, o que será constatado pelo Ministério Público por meio dos documentos entregues pela administração municipal”.

A vereadora Roserene Silva Costa apoiou o colega Romildo na iniciativa de instauração da Comissão, destacando, contudo, que acredita na inocência do prefeito, Wilson Costa. “Ninguém vai abrir uma CPI contra um prefeito, que é uma coisa séria, com base em denuncismo da imprensa. Os veículos de comunicação chegam à frente dos fatos e das provas, distorcendo a informação. Defendo o prefeito, acredito que sua administração é transparente e que não há nada de errado. Ele trabalha com ética e transparência e, por isso, creio que não se incomodará com a instalação de uma investigação”.

O pedido do vereador Romildo Camporez ainda passará por avaliação, necessitando obter apoio de outros três parlamentares para que seja acatado.

Data de Publicação: segunda-feira, 20 de agosto de 2012