Vereadores conscientizam o eleitor quanto ao voto limpo

Conscientização. Essa foi a palavra que predominou na Sessão Ordinária de hoje (dia 10) da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC). Todos os vereadores usaram seu horário na Tribuna Livre para reforçar a campanha desenvolvida pela Justiça Eleitoral, que visa a conscientizar o eleitor quanto à necessidade de escolher o seu candidato corretamente e valorizar o voto limpo, ou seja, aquele que não é vendido.

“Se você vende o seu voto, você não está cumprindo com a sua obrigação de cidadão e de cristão, além de não poder cobrar nada do seu candidato depois, que não terá nenhum compromisso com você. Você está abrindo mão do seu direito de escolha”, enfatizou Otávio Saiter, que também destacou que já percebe a mudança no comportamento do eleitor.

De acordo com ele, o amadurecimento do cidadão já perceptível. “Nas visitas que temos feito às residências, percebemos que as pessoas não querem ouvir as críticas que os candidatos fazem uns aos outros e àqueles que hoje ocupam os cargos públicos. O que eles querem saber é quais são as propostas que cada um tem para melhorar o município. Isso é uma mudança muito importante. Mostra que o eleitor está mais atento”.

O apelo pela conscientização também foi marcante na fala de Anderson Lenk. “Estamos em pleno processo eleitoral e destaco novamente que há candidatos tentando comprar votos dos cidadãos. Queremos que os eleitores tenham consciência de escolher os melhores candidatos, não se vendendo. Quando se vende um voto, você deixa de ter qualquer compromisso com aquele candidato”.

Para ele, que não está na disputa pela reeleição, Afonso Cláudio precisa crescer e isso só será possível se houver representantes “com propósito e objetivo, com vontade de praticar a boa política, a política do bem. Representantes que olhem pelo povo rural, pois o município é essencialmente agrícola”.

O trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral foi elogiado pelo vereador Florentino Binow. “Hoje os eleitores estão percebendo que a campanha deste ano está mais tranquila, não tem som alto, não incomodam a população. Os candidatos têm respeitado às determinações da Justiça Eleitoral, que está fiscalizando e coibindo as ações erradas”.

Presidente da Câmara Municipal, Nilton Luciano de Oliveira, o Marronzinho, finalizou os discursos endossando a fala dos colegas vereadores. “Hoje temos 54 candidatos a vereador em Afonso Cláudio e fazemos campanha respeitando a todos. Peço que os eleitores observem a conduta dessas pessoas que estão pedindo voto. Vamos fazer uma campanha limpa, respeitando a todos os candidatos. Temos que atender a todos com sinceridade, independente de qualquer coisa”.

Data de Publicação: segunda-feira, 10 de setembro de 2012