Escola desenvolve ações em prol do meio ambiente

Despertar a responsabilidade social e ambiental. Esse é um dos objetivos da Escola Estadual Afonso Cláudio ao realizar visitas com os alunos do curso técnico em Meio Ambiente.

Este mês os alunos estiveram no Aterro Sanitário do município para entender como ocorre e onde são descartados os resíduos sólidos do município. Eles ainda viram como é feito o processo de trituração dos galhos que são descartados durante a poda das árvores, além das atividades de triagem e reciclagem de alguns materiais por meio do trabalho dos catadores da região.

Os alunos também visitaram uma propriedade rural na comunidade de Alto Floresta, no próprio município, onde puderam entender um pouco mais sobre a coleta de solo e medição de vazão. A medição de vazão serve para calcular o volume de água que passa por uma determinada seção de um rio, dividido por um intervalo de tempo.

Durante a visita, os estudantes fizeram a coleta de solo por meio de amostragens na área da propriedade rural e a prática da medição de vazão da água que passa pela mata adjacente e abastece as residências.

De acordo com o professor Jancy Rômulo Aschauer Vargas, que trabalha com a disciplina de Emissões Atmosféricas, as visitas contribuíram muito para o aprendizado dos alunos. “É uma motivação aos estudantes e ao mesmo tempo uma maneira de vivenciar nas aulas de campo o que é aplicado em sala de aula”, explica o professor.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Data de Publicação: quarta-feira, 19 de setembro de 2012