Sessão Solene da CMAC homenageia professores

Na última segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor. Além do presidente da Câmara, Nilton Luciano de Oliveira, popular Marronzinho, e os vereadores Otávio Saiter Filho, Selma Littig, Tarciso José de Araújo (Zezim Vidal) e Roserene Silva Costa, também estiverem presentes na solenidade a superintendente de Educação, Neusa Maria de Araújo; o secretário municipal de Educação, Balbino Vargas Guisso; o vice-prefeito, Pedro Vil, e o secretário municipal de cultural, Paulo Falqueto. Esta foi uma forma de agradecer e reconhecer tudo o que os educadores fizeram e ainda fazem pelo desenvolvimento do município.

Neusa iniciou o seu discurso dizendo que aquele dia era muito especial. "Hoje é um dia muito feliz: Dia do Professor. Agradeço o convite e a oportunidade de estar aqui. Também parabenizo o vereador Otávio Saiter Filho pela iniciativa de homenagear os professores. Todos os educadores devem ser reconhecidos e valorizados pelo que fizeram pela educação do município. Quero dar parabéns aos nossos professores de toda a nossa regional, rede estadual e municipal. Agradeço o empenho e dedicação de todos, bem como o entusiasmo com que ensinam aos nossos alunos".

Todas as profissões do mundo passam pelas mãos do professor e, por isso, ele é digno de homenagem e deve ser aplaudido todos os dias. "Hoje o professor deixou de exercer apenas a função de educar e tem ajudado a resolver problemas familiares, tendo em vista a nossa atual situação social. A administração municipal tem feito tudo para que a educação de Afonso Cláudio alcance destaque. Em 2011, tivemos um projeto classificado entre os 20 melhores do país. Isso só foi possível por termos um gestor que apoia e ajuda a educação. Parabéns a todos", disse Balbino Vargas Guisso.

O vereador Tarciso José de Araújo disse que Deus tem propósitos para a vida de todos e que os professores têm um papel fundamental nisso. "Grande parte de nossa vida, passamos na escola. No meu tempo, dizíamos que a professora era a segunda mãe, quando eu chegava à sala, pedia a bênção à minha professora".

Otávio Saiter Filho agradeceu aos professores pelo trabalho realizado. "Obrigado por nos ajudarem a descobrir o que fazíamos de melhor e a fazê-lo ainda melhor. Por resolverem o que achávamos complicado, por serem dignos de nossa total confiança. Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos. Transmitiram suas experiências que grandemente ajudaram na nossa formação".

No dia 15 e outubro não era comemorado somente o Dia do Professor, mas também o dia da Trabalhadora Rural no Espírito Santo. O vice-prefeito, Pedro Vil, lembrou que essas duas profissões são muito importantes para o Estado. "O professor forma todas as outras categorias, dando condições para que os profissionais exerçam suas funções. Somos capazes de mudar a nossa realidade por meio da educação. O trabalhador rural é quem nos ajuda a trazer alimentos para nossa mesa".

O presidente da Câmara, Nilton Luciano de Oliveira, finalizou dizendo que os professores representam uma classe muito importante na sociedade e agradeceu imensamente a todos os educadores que o ajudaram a ser este cidadão de bem.

Confira a lista de homenageados:

Diana Gomes Weirich

Ercy Santos Pagoto