Sexta-feira com encontro de produtores de café em AC

A cada nova safra, o município de Afonso Cláudio produz um café de excelente qualidade. Mas para que essa realidade continue na região, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou nesta sexta-feira (25), durante a tarde, o Encontro de Produtores de Café de Afonso Cláudio, na sede da Associação Diacônica Luterana (ADL) do distrito de Serra Pelada.

O evento, realizado em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), a Prefeitura Municipal e a ADL, difundiu informações entre os 200 agricultores esperados para o encontro sobre novas tecnologias na produção de café, como gerenciar a lavoura para obter cafés de qualidade e atender as exigências da Instrução Normativa IN-16 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A nova medida vai exigir o mesmo padrão de qualidade que o café exportado para países da Europa e América do Norte. O encontro também abordou como o produtor rural da região pode agregar valor ao café produzido por meio da Unidade Regional de Cafés Especiais (URCE), em Serra Pelada, implantado pelo CETCAF e a ADL, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Os participantes receberam instruções de mercado, custo da produtividade e como tudo isso afeta os investimentos para o aumento da qualidade e da produtividade por hectare. De acordo com o extensionista do Incaper, Liondenis José de Mattos, o município possui aproximadamente 10 mil agricultores e, em sua maioria, são produtores de café, mesmo não sendo a principal cultura empregada na propriedade.

A produção de Afonso Cláudio se destaca pela busca da melhoria da qualidade do café. “Todo ano, em torno de sete cafeicultores da região estão entre os produtores que cultivam os melhores cafés de qualidade no Espírito Santo”, afirma Mattos. Além da boa qualidade, o café do município sempre desponta no Estado, podendo alcançar em torno de 380 mil sacas do produto por ano.

Data de Publicação: sábado, 26 de fevereiro de 2011