Cobranças e indicações de obras marcam sessão da CMAC

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) realizada nesta segunda-feira (dia 28), no plenário Monsenhor Paulo de Tarso Rautenstrauch, foi marcada por cobranças e indicações na área de obras e melhorias urbanas. Os vereadores que fizeram uso da tribuna comentaram a respeito da atuação do Secretário Municipal de Obras, Beto Chichico, solicitando que ele conceda mais informações sobre os trabalhos que tem realizado no município.

Primeira a ter a palavra, a vereadora Roserene Costa leu comunicado enviado pelo Secretário de Obras, por meio do qual ele informou que em janeiro deste ano o setor urbano recebeu consertos de 29 calçamentos; retirada de lixo e entulhos, num total de 40 retiradas e 600 caçambas; instalação de 49 latões de lixo; e lavagem de 15 ruas, iniciando pela avenida principal. Já no meio rural, foram consertadas 32 pontes e 30 bueiros, além da realização do patrolamento de estradas, com algumas concluídas e algumas em andamento.

“Sabemos que algumas coisas estão sendo feitas, mas ainda há muito a fazer e queremos informações sobre o andamento das obras, pois a população tem reclamado muito. O secretário informou que os trabalhos têm sido prejudicados em função da quebra e defeito em algumas máquinas”, explicou Roserene. Ela acrescentou ainda que foi avisada que o prefeito, Wilson Berger Costa, também dará mais esclarecimentos e informações sobre as obras do município em seu programa de rádio.

Outra situação apontada pela vereadora como possível fator agravante para o atraso das obras na cidade é o horário de trabalho dos funcionários. “A jornada é muito reduzida e parece-me que a Prefeitura Municipal não paga horas extras, o que faz com que o trabalho não renda muito”, afirmou. O vereador Zezim Vidal acrescentou mais informações, de modo a esclarecer alguns dados apresentados por Rose. “Fui informado que os funcionários recebem hora extra pelo menos aos sábados. Durante a semana eu não tenho conhecimento a respeito, mas comprometo-me a buscar a informação mais correta”, disse.

A fala dos colegas foi reforçada por Florentino Binow. “Isso de fato ocorre e pode, sim, ser considerado um agravante. Na região da Mata Fria, por exemplo, que é mais afastada e requer mais tempo de viagem, vemos que os trabalhos rendem ainda menos. Os funcionários fazem seu horário de almoço bem rápido para poder retomar logo os trabalhos. Mas vemos que mesmo assim o andamento está muito lento”.

No uso da tribuna, Adeilde Davel de Oliveira convidou os demais vereadores para auxiliarem-no na luta para trazer uma escola técnica para o município, motivado por uma entrevista que assistiu da deputada Rose de Freitas, na qual ela sinalizou sua intenção de ajudar a região serrana do Espírito Santo com esse projeto. “Lembro-me que quando o ex-presidente Lula falou sobre isso, ele disse que é importante instalar esse tipo de escola em municípios que são polo; e Afonso Cláudio é uma cidade com essas características. Gostaria de convocar todos para lutarem para trazermos esse benefício do Governo Federal para cá”.

Selma Littig fez um discurso emocionado sobre seus esforços para ajudar uma criança com necessidades especiais que precisa de atendimento médico especializado com um neurocirurgião. Segundo a vereadora, com ajuda da colega Roserene Costa, ela conseguiu agendar um horário para a criança com um médico em Vitória, porém, ao solicitar auxílio da Secretária Municipal de Saúde, Nayara Benfica Pires, para cessão de transporte para levar a criança para a consulta, teve seu pedido negado, em função de não haver veículo disponível no momento. “Gostaria de solicitar ao prefeito que revisse essa situação, pois era um caso de extrema necessidade que não pôde ser atendido”.

Conquista

Os vereadores Nilton Luciano de Oliveira, o Marronzinho, e Anderson Salomé Lenk divulgaram hoje que foi liberada a concessão da frequência para instalação de uma rádio comunitária no município, batizada por eles de Liberal FM. Liderados por Marronzinho, os vereadores buscavam aprovação deste projeto desde meados de 2009. A previsão é de que a sede da rádio, que será administrada pela Associação de Comunicação de Afonso Cláudio, seja localizada no bairro Bela Vista, atingindo entre 10 e 15 mil pessoas.

“Agradeço a todos que assinaram o documento que pediu a concessão da rádio, apoiaram nossa iniciativa e nos ajudaram nessa luta. Reunimos mais de 3 mil assinaturas individuais e mais de 30 de instituições. O processo agora vai para o Congresso, que tem 90 dias para dar o parecer final. Caso demore mais do que isso, podemos pedir uma licença para iniciar nossos trabalhos antes disso. Esse será um espaço que beneficiará toda a população, vindo para somar aos trabalhos das rádios que já existem no município”, explicou Marrom.

“Gostaria de publicamente parabenizar o empenho do nosso presidente Marronzinho para conseguir o atendimento desse projeto. Com certeza será mais uma importante empresa na área de comunicação em Afonso Cláudio, que terá muito a contribuir com a nossa cidade. Queria compartilhar toda essa felicidade com o Marronzinho, pois, quando sonhamos e vamos em busca dos nossos sonhos, eles se tornam possíveis”, acrescentou Anderson Lenk.

Data de Publicação: segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011