Secretário de Agricultura fala sobre ações na CMAC

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) realizada no dia 10, no plenário Monsenhor Paulo de Tarso Rautenstrauch, o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento (Semade), Valcir Moreira Pagio, realizou a divulgação de um projeto realizado pela secretaria, juntamente com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Acompanhado do técnico Anderson Moura, o secretário explicou o funcionamento da técnica de piquete rotacionado. ""Apresentamos aos produtores esse método de cultivo que otimiza o uso do terreno e eleva a produção de leite por metro quadrado", conta.

Segundo ele, aliando essas técnicas às empregadas no programa Balde Cheio – desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Sudeste –, o produtor passa de um animal por hectare para seis; e a produção de leite sai de 10 litros por hectare para 60 litros.

"Já temos hoje cerca de 20 produtores nesse programa, ocupando menos área com mais animais", informou. O aumento na produção de leite também já é significativo: aproximadamente 50%. "Diante disso, Afonso Cláudio tem atualmente uma produção de cerca de 450 mil litros por mês", conclui Pagio.

O secretário falou também sobre algumas conquistas do município na área agrícola, como a aquisição de mais resfriadores de leite para atender os produtores rurais da cidade.

O vereador Anderson Lenk informou Pagio que havia recebido denúncias de alguns ouvintes, durante seu programa de rádio, sobre privilégios para grandes produtores com o atendimento de máquinas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com o secretário, o uso desses equipamentos é regulamentado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento. "A maior demanda é por retroescavadeira. Fizemos um roteiro de atendimento e todos os produtores que nos procuraram foram atendidos", disse.

Tarciso José de Araújo, o Zezim Vidal, agradeceu a presença do secretário e parabenizou a secretaria pela implantação da técnica de piquete rotacionado, que tem beneficiado muito os produtores de leite do município. Ele citou aindao exemplo de um produtor que, com um investimento modesto, já consegue hoje uma produção de 200 litros por dia. "Nosso desejo é que o povo seja bem atendido, não vamos às secretarias pedir nada para nós, mas para a população", reforçou.

Ao assumir a palavra, o vereador Adeilde Davel de Oliveira fez uma avaliação sobre os dados apresentados por Pagio."Tive a oportunidade de ser secretário de agricultura há alguns anos e, na época da minha gestão, havia apenas um resfriador de leite no município. Por isso, fiquei muito feliz ao receber a notícia da quantidade de resfriadores que estão à disposição dos produtores hoje".

Oliveira aproveitou a oportunidade para sugerir ao secretário a criação de um projeto para implantação da piscicultura no município. "Essa áreatem grande potencial e pode atender não só as famílias rurais, mas a própria merenda escolar, por se tratar de um alimento mais nutritivo. Sabemos que você tem o conhecimento técnico e também tem esse interesse de fazer essas melhorias, mas reconhecemos também que há entraves que dificultam esses investimentos".

Otávio Saiter Filho elogiou as iniciativas do Incaper, parabenizou os produtores que estão sendo atendidos pelos projetos da Semade, aumentando a produção de leite e reduzindo o custo. "Com certeza, isso ajuda muito na evolução e desenvolvimento do rebanho. Agradeço ao Incaper e à secretária pela atuação no nosso município, bem como aos outros parceiros, como o sindicato patronal".

"Aqueles produtores que estão querendo participar de um dos projetos podem procurar a secretaria. Hoje um animal em um sistema rotacionado pode produzir até 10 litros de leite. Sabemos que os altos custos reduzem o lucro do agricultor, por isso estamos procurando trazer projetos que auxiliem nesse sentido. Assim, além de ajudarmos os produtores, também atraímos empresas para o nosso município interessadas na nossa produção, como a Selita, que tem vindo comprar leite dos nossos produtores", reforçou Valcir Moreira Pagio.

"Fico feliz por receber esses esclarecimentos, pois muitos produtores não sabem o que a secretaria está fazendo. Na Mata Fria, há um trator agrícola para atender 400 famílias. Sabemos que não há máquinas para atender a todos, principalmente a retroescavadeira", afirmou Florentino Binow. "Sobre o programa de produção de leite, isso é muito importante para nosso município e peço que os produtores busquem mais e procurem investir em seus negócios Temos procurado a secretaria, temos sido bem atendidos e pedimos a compreensão dos produtores, pois não há recursos para atender todo mundo", acrescentou.

Data de Publicação: quinta-feira, 12 de maio de 2011