Agricultura, Saúde e Segurança são debatidos em Sessão

Vereadores da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) discutiram algumas ações que a Prefeitura Municipal vem adotando nas áreas de saúde, segurança e agricultura durante a sessão ordinária realizada no último dia 20, no plenário Monsenhor Paulo de Tarso Rautenstrauch.

 

Ao usar a tribuna, Otávio Saiter Filho comentou uma solicitação apresentada na reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada no dia 17 de maio, da qual ele participou juntamente com outros colegas. “O Consórcio Sin Pedra Azul pediu ao Governo do Estado a construção de uma clínica na região serrana para evitar que pacientes precisem se deslocar para Vitória para obter atendimento médico”.

 

“O município é obrigado a investir 15% de sua arrecadação em saúde e o montante atual já chega a 20% do orçamento. Os prefeitos de vários municípios têm sofrido com muitas críticas da população, mas não têm recebido o apoio necessário para cumprir com essa determinação”, ponderou Saiter. Tarciso José de Araújo, o Zezim Vidal, lembrou que a deputada Rose de Freitas tem realizado ações com o objetivo de facilitar a construção de um hospital na região.

 

Saiter comentou ainda a dificuldade que o município tem encontrado para contratar médicos especialistas para atuar na cidade, em função de a grande maioria preferir atuar na capital do Estado, ondem têm possibilidade de serem mais bem remunerados. Apesar desse cenário, o vereador lembrou que a Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio tem conseguido algumas conquistas, fato corroborado pela vereadora Roserene Silva Costa.

 

“Uma reportagem recente do programa Fantástico, da TV Globo, mostrou a dificuldade de contratação de pediatras no Brasil. Gostaria de destacar que o nosso município tem dois pediatras, enquanto outros não têm nenhum. Temos que tirar o chapéu para os serviços de saúde nessa área que estão sendo oferecidos na nossa cidade” afirmou.

 

Agricultura

Problemas no setor agrícola também foram apontados pelo vereador Otávio Saiter Filho em seu discurso; entre eles o crescimento da inadimplência no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Capixaba. Segundo ele, o índice normal de descumprimento dos pagamentos no Pronaf é de 2%, entretanto, atualmente esse número já chega a 6,3%, que correspondem a cerca de R$ 2 milhões que não estão sendo ressarcidos à instituição financeira.

 

“As pessoas que pagam o banco em dia estão sendo impossibilitadas de serem ressarcidas dos empréstimos tomados em função dessa inadimplência. Diante dessa preocupação, que afeta muitos produtores rurais e o comércio de Afonso Cláudio, orientamos o produtor que está em dificuldades de pagar a procurar o Banco do Brasil para mostrar sua situação e negociar com seu débito, deixando de afetar aqueles que estão pagando em dia”, disse Otávio.

 

O vereador Florentino Binow endossou a fala do colega, lembrando que na região da Mata Fria, onde a cultura principal é o feijão, muitos produtores perderam parte de suas produções em função do excesso de chuvas que houve neste primeiro semestre do ano. “Muitos agricultores terão dificuldades”, lamentou.

 

Otávio Saiter explicou que em situações em que o produtor perde sua produção em razão de intempéries da natureza, o banco monta uma comissão técnica que faz visitas às propriedades, analisa e avalia a situação e os danos, realizando uma proposta de negociação com o produtor para facilitar a quitação da dívida.

 

A condição das estradas do município nas zonas rurais também foi comentada durante a sessão ordinária. “Temos ouvido muitas reclamações sobre as estradas, mas o prefeito não tem medido esforços para atender a população rural, fazendo mutirões aos sábados para tentar melhorar as vias. O prefeito tem estratégias para atender o produtor rural, conseguiu máquinas novas e está fazendo todo o possível. Temos certeza que em breve ele vai conseguir revolucionar sua administração”, destacou Romildo Camporez da Silva.

 

Tarciso José de Araújo, o Zezim Vidal, aproveitou o assunto para convidar os cidadãos a participar de uma reunião que será realizada na quarta-feira (dia 25), às 19 horas, no galpão da Igreja Católica do distrito de Fazenda Guandu, com o Major Bariane, da Polícia Militar, para falar sobre transporte rural. “Ele dará orientações aos produtores de café sobre como realizar o transporte da produção com segurança dentro do nosso município, bem como sobre o tráfego de motos e pranchas”.

 

“Estive com um produtor que me perguntou se não ia poder mais transitar com seu equipamento pela rodovia, uma tobata, que é o veículo que o produtor tem para transportar o café. Há uma preocupação muito grande por parte deles. Acho que essa reunião será uma boa oportunidade para falar sobre esse assunto”, completou Otávio Saiter.

 

Segurança

A segurança no município foi outro tema levantado pelos vereadores na sessão ordinária do dia 20 de maio. O presidente da CMAC, Nilton Luciano de Oliveira, o Marronzinho, informou que em recente viagem ao município de Guarapari visitou o Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade.

 

Acompanhado do delegado de Afonso Cláudio e do pastor Sigmund Berger que, com ele integraram uma comissão formada por dez pessoas que foram conhecer o projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal. “Há uma discussão de trazer um CDP para nossa região. Nosso povo e de regiões vizinhas perderão a visão ruim de presídio. Trata-se de um local terceirizado, onde as pessoas são tratadas com dignidade. Se o Centro vier pra cá, além de melhor tratamento dos presos, estimamos que serão geradas 200 vagas de emprego”, disse Marronzinho.

 

“O CDP é a cadeia moderna, onde ficam apenas os presos provisórios que aguardam julgamento. Isso é muito importante para nós, devido à superlotação, que faz com que alguns presos tenham que ser transferidos para outros municípios, ficando longe das famílias. Além de ser um local que não é insalubre, ainda proporciona a possibilidade de os familiares dos presos darem uma assistência mais próxima” explicou Romildo Camporez.

Data de Publicação: quarta-feira, 25 de maio de 2011

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço:
Ladeira Ute Amélia Gastin Pádua, nº 150 - São Tarcísio
Afonso Cláudio – ES - CEP: 29600-000


Telefone:
(27)3735-1234/3735-1954
E-mail:
cmac@cmac.es.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda-feira a Quinta-feira das 7h às 16h
Sexta-feira das 7h às 13h

CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO - ES
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.