Vereadores comentam gestão municipal em sessão

As atividades da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio (PMAC) nas áreas de obras e educação foram discutidas pelos vereadores da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) na última sessão ordinária do mês de maio, realizada no dia 31, no plenário Monsenhor Paulo de Tarso Rautenstrauch.

 

Em razão de compromissos assumidos previamente em Vitória, o presidente da CMAC, Nilton Luciano de Oliveira (Marronzinho), e a vice-presidente, Roserene Silva Costa, não puderam participar da sessão, que foi presidida pelo 1º Secretário da atual Mesa Diretora, vereador Adeilde Davel de Oliveira.

 

Primeiro a usar o espaço destinado à Tribuna Livre, o vereador Anderson Lenk comentou as notícias divulgadas recentemente pela imprensa sobre o município de Fundão. “Há pouco, nos deparamos com a prisão de alguns membros do executivo de Fundão, incluindo o prefeito, e isso é alarmante, pois, lamentavelmente, isso acontece em vários outros municípios. Muitas vezes, o dinheiro que deveria ser aplicado em benefício do povo e usado em benefício de poucas pessoas”, disse.

 

Ainda analisando os problemas enfrentados por Fundão, Lenk lembrou o papel do Poder Legislativo, que tem entre suas funções a obrigação de fiscalizar as ações do Poder Executivo. “Essa é nossa prerrogativa e temos que cuidar desse caminho. Isso só vai acontecer quando a população estiver unida com esse mesmo objetivo, que é fazer com que o executivo municipal tenha mais transparência”.

 

Otávio Saiter Filho também comentou os problemas ocorridos no outro município. “É vergonhoso ver as pessoas que pedem os votos dos eleitores, são eleitas e não honram a confiança que receberam. Isso machuca muito e envergonha a classe política. Só dentro de um município 12 pessoas foram presas, entre prefeito, vereadores e secretários. O atraso que a cidade terá em função desse problema é muito prejudicial para a população. Ficamos decepcionados de ver essas situações”.

 

Saiter também usou seu tempo na tribuna para fazer um alerta sobre problemas que podem surgir no Espírito Santo. “Em reunião recente de que participei em Venda Nova, foi comentado sobre um dos projetos encaminhados ao Governo do Estado está relacionado à destinação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) e dos royalties doPré-sal que, se aprovado, deixará o nosso Estado em uma situação financeira muito difícil”.

 

“Outra situação bastante debatida foi sobre as emendas parlamentares dos deputados, que não estão conseguindo ser aprovadas, ficando paradas e prejudicando o atendimento das solicitações dos municípios, incluindo Afonso Cláudio”, alertou Otávio.

 

Creche

Outro assunto que foi bastante comentado pelos vereadores durante a sessão do dia 31 de maio foi o incidente ocorrido na creche Amaury Gomes, do bairro Colina do Cruzeiro. De acordo com Otávio Saiter, o forro de PVC que revestia o teto se soltou. Trata-se de uma obra no governo passado, realizada com pregos pequenos. “Rapidamente, funcionários da Secretaria de Educação estiveram lá para trocar o forro da sala que estava danificado. O trabalho feito no final de semana e na segunda-feira as aulas já foram retomadas”, explicou ele.

 

O vereador Romildo Camporez da Silva acrescentou que também acompanhou as ações da Prefeitura Municipal para resolver o problema. “Um dia após detectado o incidente na creche, o prefeito, Wilson Berger Costa, esteve comigo e comentou sobre a situação. Ele foi ao local pessoalmente para ver qual era a necessidade da creche e me deu informações de não era nada grave”.

 

Moradora de Colina do Cruzeiro, Selma Littig também fez visita à creche Amaury Gomes para verificar a situação da estrutura. “Gostaria de tranquilizar nossa população, pois o Wilson Berger Costa, além de prefeito é engenheiro, e viu todas as necessidades da creche. O forro já foi trocado e a estrutura será reformada e ampliada”.

 

A vereadora informou ainda que na época em que ocorreu o desabamento do teto de uma creche no município de Cariacica, na Grande Vitória, ela havia solicitado a um engenheiro da prefeitura que fiscalizasse todas as creches e escolas do município. Segundo ela, o profissional esteve em todas e avaliou as infraestruturas, apontando os possíveis problemas em cada local.

 

PMAC

As demais ações adotadas pela Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio (PMAC) para o desenvolvimento da cidade também foram debatidas pelos vereadores durante a sessão ordinária, conduzida pelo 1º Secretário, Adeilde Davel de Oliveira. “Precisamos prestar atenção em tudo o que está sendo construído no nosso município. Nós nunca vimos uma estrutura como a que está montada nesta administração. O trabalho da assistência social nunca foi feito como está atualmente. Tudo precisa ser acompanhado para percebermos quantas coisas boas têm sido feitas”, destacou Otávio Saiter Filho.

 

“Ainda há muito a ser feito, mas falta verba para fazer tudo, pois a arrecadação do município é pequena. Tudo o que é falado para ferir o prefeito também fere os vereadores, que trabalham junto com a administração municipal para desenvolver nossa cidade”, completou Saiter.

 

Os trabalhos nas estradas da Mata Fria foram comentados pelo vereador Florentino Binow, morador da região. “A estrada principal já está toda patrolada para possibilitar o escoamento da produção.Os produtores não precisam ficar preocupados, pois todas as estradas serão patroladas. Onde há moradores, será trabalhado. Há muitas estradas sendo recuperadas, o trabalho está sendo feito.

Fico vendo a serra da Mata Fria e lá não tem como melhorar mais, está indo muito bem”.

 

A atenção dispensada pela prefeitura às comunidades agrícolas também tem agradado ao vereador Tarciso José de Araújo (Zezim Vidal). “Temos uma alegria muito grande de ver as comunidades do interior do município recebendo melhorias e benefícios, pois sabemos que a sede tem muito mais necessidade, por concentrar a maior parte da população”.

 

“Exatamente no ponto principal em que eu tiro o chapéu para o prefeito é no trabalho com as pontes, que estão sendo substituídas por pontes de cimento. Isso gera uma despesa muito grande, mas teremos uma economia muito além futuramente, pois não haverá mais necessidade de mexer nessas pontes de cimento”, acrescentou.

 

Zezim Vidal enfatizou a imparcialidade dos vereadores ao comentarem as ações do Poder Executivo. “Somos 9 vereadores, todos trabalhamos e fiscalizamos. Mas não estamos aqui para falar só da parte ruim, pois nosso povo vai se sentir inferior e as pessoas de fora nos julgarão mal. Temos que valorizar o ser humano e tudo de bom que tem sido feito por Afonso Cláudio”.

 

“Defendemos a administração do prefeito, dos secretários e funcionários públicos, pois temos visto todos trabalhando 2h a mais por dia. As escolas estão sendo reformadas, os mobiliários têm sido substituídos, os professores estão sendo acompanhados pelas pedagogas; os postos de saúde estão sendo reformados, como em Rio da Cobra e Alto Guandu. Tenho certeza que nosso prefeito tem mais interesse que qualquer um de nós em colocar nosso município nos trilhos e precisa contar com o apoio da população para isso”, completou Vidal.

 

“Já falamos que somos aliados do prefeito, mas não é por isso que estamos defendendo a administração. Defendemos porque sabemos que o prefeito é bem intencionado. A força da natureza destruiu o município em três finais de ano seguidos, causando muitos prejuízos ao município. Torcemos para que o administrador tenha sucesso, pois quem ganha com isso é a população” acrescentou Romildo Camporez.

Data de Publicação: terça-feira, 31 de maio de 2011

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço:
Ladeira Ute Amélia Gastin Pádua, nº 150 - São Tarcísio
Afonso Cláudio – ES - CEP: 29600-000


Telefone:
(27)3735-1234/3735-1954
E-mail:
cmac@cmac.es.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda-feira a Quinta-feira das 7h às 16h
Sexta-feira das 7h às 13h

CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO - ES
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.