Governo do ES lança Programa Capixaba de Combate à Pobreza

Em parceria com o Governo Federal na missão de reduzir a pobreza no País, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), lança nesta segunda-feira (06), às 10 horas, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, o Programa Capixaba de Combate à Pobreza. O evento contará com a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Teresa Campello. A criação do Programa é mais uma ação do Estado rumo ao objetivo de proporcionar a todos àqueles que vivem à margem da sociedade, a oportunidade de terem uma vida digna.

Na última quarta-feira (02), a presidente Dilma Rousseff lançou oficialmente em Brasília, o Plano Brasil Sem Miséria que tem a proposta de dar continuidade ao trabalho de erradicação da pobreza no Brasil. Há no país 16 milhões de brasileiros que precisam ser resgatados da situação de miséria em que vivem.

Para alcançar o objetivo de trabalho com a população em situação de pobreza, o Plano Federal vai elevar a renda familiar per capita das famílias que vivem com até R$ 70 por mês, ampliar o acesso dessas pessoas aos serviços públicos, às ações de cidadania e às oportunidades geradas por políticas e projetos do Governo.

O Programa Capixaba de Combate à Pobreza segue a linha do Brasil Sem Miséria, porém apresenta algumas diferenças. No Espírito Santo, mais de 31 mil famílias se encontram em condição de extrema vulnerabilidade socioeconômica e exclusão social. Para esse público, o Estado vai promover a inclusão social, a cidadania e a emancipação destas famílias por meio de projetos e ações sociais.

Para o lançamento do projeto o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, tem muitas expectativas. "Trata-se de um programa desenvolvido de forma criteriosa, voltado para um público muito sensível. Esperamos dar um passo largo rumo à redução da pobreza através da identificação e localização dessas famílias vulneráveis e da geração de oportunidades de acessos às políticas do Governo".

O lançamento do Plano Brasil Sem Miséria foi mais uma importante ação para recuperação do atraso do País, e é nesse sentido que o Espírito Santo desenvolve o programa capixaba que se integra ao plano federal para cumprir a meta de integração de programas dos governos estaduais e municipais, além de permitir articulação de novas ações que visem a combater e a reduzir a pobreza. Após a solenidade, será realizada uma coletiva de imprensa, no Salão São Tiago.

Fonte: Assessoria de Comunicação / SEASTDH

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de junho de 2011