Delegado de Afonso Cláudio defende instalação de CDP

Na última sexta-feira (dia 10), a Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) recebeu a visita do delegado de polícia do município, Luiz Pascoal, que utilizou o espaço cedido pelo órgão antes da primeira sessão ordinária deste mês para discursar sobre a importância da instalação de um Centro de Detenção Provisória (CDP) na região serrana do Estado.

“Uma das funções que temos executado hoje na delegacia de Afonso Cláudio não é nossa, que é cuidar de presos. Sendo assim, peço a vocês e aos vereadores que ajudem a cobrar as autoridades que seja feita a instalação de um CDP na nossa região”. De acordo com Pascoal, além de sanar a necessidade imediata de acúmulo de funções dos policiais locais, será proporcionado um atendimento adequado aos presos.

“Hoje não há um efetivo controle dentro das celas pela polícia. Até recentemente, só um policial ficava na delegacia para cuidar dos presos. Nem mesmo nosso muro é adequado para coibir a entrada de pessoas não autorizadas na delegacia”, lamenta o delegado.A pedido do vereador Tarciso José de Araújo (Zezim Vidal), Luiz Pascoal explicou que a instalação de um CDP na região serrana não representa nenhum risco para a população, ao contrário, trará progressos.

“No nosso entender, o CDP é uma excelente oportunidade de trazer desenvolvimento para o município, pois gera muitos serviços terceizados. Em Guarapari, só para a empresa que presta serviço de alimentação, o faturamento anual é de mais de R$ 1,2 milhão. Além da geração de empregos diretos, como agentes de carceragem, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, entre outros, os próprios prestadores de serviço geram novos postos de trabalho”.

“Entre os benefícios mais importantes também considero a permanência do preso nas proximidades do seu município, facilitando que ele esteja próximo de sua família, facilitando que eles visitem e acompanhem o preso. Visitei outros complexos presidiários que geram muito movimento para os municípios, fazendo com que o comércio funcione normalmente até aos domingos. É uma obra moderna, nova e segura, pois os cidadãos não precisam ter medo da população carcerária. Torcemos para que o CDP saia e venha para nossa reunião”, disse o vereador Romildo Camporez.

Alguns técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Secretaria de Justiça (SEJUS) fizeram uma reunião para avaliar a viabilidade de instalar o CDP na região e qual o melhor local. Em outras localidades, em geral, as unidades são instaladas às margens de rodovias e distante da sede das cidades.

“Nós temos o interesse de lutar pela instalação do CDP no distrito de Fazenda Guandu, pois sabemos que vai haver geração de empregos e temos consciência da necessidade da nossa população”, afirmou Zezim Vidal.

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de junho de 2011