Estado solicita recursos para recuperação de pontes

por Secom

12/01/2011 09:00

O governador Renato Casagrande solicitou, na última sexta-feira (07), ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a liberação de R$ 22 milhões para a recuperação de 114 pontes destruídas ou danificadas pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no final do ano passado. O pedido foi feito durante visita do ministro ao Estado. Pela manhã, Casagrande e Fernando Bezerra visitaram três municípios atingidos pelas chuvas. À tarde, eles se reuniram com prefeitos, parlamentares federais e estaduais e membros do Comitê Estadual de Prevenção e Resposta às Adversidades Climáticas.

O ministro garantiu agilidade para a liberação dos recursos e pediu que o Governo do Estado e os municípios enviem para Brasília os projetos e planos de trabalho. O governador Renato Casagrande afirmou que os projetos das pontes mais simples serão elaborados pelos próprios municípios, que farão o encaminhamento ao Governo Federal. Casagrande ressaltou que os projetos referentes à recuperação das pontes maiores já começaram a ser elaborados pelo Governo do Estado e devem ser encaminhados ao Ministério da Integração nos próximos dias.

“Acreditamos em uma resposta rápida do Governo Federal, mas independente desses recursos solicitados, o Governo do Estado já liberou em torno de R$ 6 milhões para a recuperação das estradas afetadas e vai liberar recursos para a construção de pontes. O que também desejamos do Governo Federal são obras que vão permitir que possamos ter uma melhor convivência com as emergências climáticas”, pontuou.

O governador aproveitou a reunião com os prefeitos para assinar o decreto que institui o Comitê Estadual de Prevenção e Resposta às Adversidades Climáticas, que vai coordenar e articular ações entre os órgãos do Governo para que minimizar e prevenir impactos causados por desastres climáticos. “Instituímos um comitê que vai atuar permanentemente, seja na hora da emergência, seja na prevenção”, enfatizou Casagrande.

O ministro Fernando Bezerra aproveitou para ressaltar que o presidente Lula sancionou, no final do ano passado, uma lei que facilita a liberação de recursos em situações de emergência. “A nova legislação dispensa uma série de exigências anteriores, com a apresentação dos projetos executivos, o que demandava muito tempo, bastando a apresentação de um orçamento básico para que os recursos sejam liberados. Agora vamos regulamentar essa lei e precisamos do apoio dos governos e municípios, que terão um prazo de 180 dias para mapear as áreas de risco”, frisou.

Apoio ao setor agrícola

Fernando Bezerra afirmou, ainda, que vai solicitar que o Banco do Nordeste, a exemplo do que já vêm fazendo o Banestes e o Bandes, também possa abrir uma linha de crédito especial para os pequenos produtores rurais, que tiveram grandes prejuízos em decorrências das chuvas.

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, detalhou as consequências das chuvas para o setor agrícola capixaba. De acordo com os levantamentos feitos pela Seag, as culturas mais prejudicadas foram as de hortaliças, ovos, carne, leite e grãos. Entretanto, o maior prejuízo para a agricultura foi na infraestrutura rural, com mais de 200 pontes destruídas e 3,5 mil km de estradas rurais danificadas.

"O prejuízo estimado chega a R$ 45 milhões apenas na produção agrícola. Por isso, o Governo do Estado prorrogou os vencimentos das parcelas de crédito rural e isentou os produtores da taxa de comercialização na Ceasa, por até três meses. Para recuperar as estradas, estamos investindo R$ 6 milhões na contratação de 16 patrulhas mecanizadas que irão atender aos municípios que tiveram a situação de emergência decretada. Além disso, vamos ajudar as prefeituras na elaboração de projetos técnicos de novas pontes a serem construídas", destacou.

Municípios afetados com as fortes chuvas dos últimos dias:

1-Barra de São Francisco
2- São Gabriel da Palha