Vereadores apresentam indicações encaminhadas à PMAC

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Afonso Cláudio (CMAC) desta terça-feira (dia 10) foi marcada pela apresentação de indicações e debate sobre os investimentos no município. Os vereadores aproveitaram o momento da Tribuna Livre para divulgar para a população algumas das ações que têm realizado com o objetivo de atender seus pedidos, bem como avaliar o trabalho da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio (PMAC).

O primeiro a fazer uso da palavra foi Otávio Saiter Filho, que descreveu algumas das indicações que estava encaminhando para a administração municipal. Entre elas está o pedido de patrolamento da rua Nelson Martins, no bairro Vila Nova. “O local está sem calçamento e com problemas. Esse tem sido um pedido constante dos moradores do local”, explicou.

Outra indicação apresentada por Saiter foi a construção de muro de contenção narua Ângelo Leite, no bairro da Grama. “Na gestão passada, foi feita parte do muro. Com a obra inacabada, há risco de haver deslizamentos no local no período de chuvas intensas”, justificou.

As outras solicitações do vereador incluíam a construção de área de lazer, com campo de bocha, no bairro Bela Vista; construção de galeria para escoamento de água da chuva na rua Rodolpho Schultz, no bairro Itapuã; e inclusão de mais duas faixas de pedestres na Praça da Bandeira, em frente à relojoaria Carvalho.

Florentino Binow informou que os ofícios que encaminhou para o governo municipal solicitavam a construção de um centro de convivência, calçamento no campo de Lagoa, aquisição de duas basculantes para o município e calçamento na Mata Fria, em frente à escola, no loteamento onde está sendo construída a nova unidade de saúde. FOTOINTERNA1

Já Selma Littig informou que estava encaminhando indicações com pedido de planejamento estratégico de trabalho de paisagismo cidade; ações pararetirar animais de logradouros públicos e a liberação dos becos que interligam as residências no bairro Colina do Cruzeiro.“Alguns moradores estendem suas residências para esses espaços e dificultam oacesso dos pedestres”, destacou.

O andamento das obras realizadas pela PMAC na cidade também foi comentado pelos vereadores. “Algumas pessoas estão questionando a ponte de concreto que está sendo feita no Alto Rio da Cobra, que ainda está interditada. Conversei com o secretário de obras e ele me informou que é necessário esperar um tempo para poder aterrar as cabeças da ponte e liberá-la para uso, para que a obra se consolide e não corra o risco de ter rachaduras”, informou Tarciso José de Araújo (Zezim Vidal).

O vereador esteve recentemente em Brasília, acompanhado dos colegas Florentino Binow e Adeilde Davel de Oliveira, para solicitar auxílio dos deputados e senadores na obtenção de recursos para viabilizar melhorias no município. Ele comentou como foi a viagem e os contatos que conseguiram realizar. De acordo com o vereador, os representantes da CMAC foram recebidos por Rose de Freitas, César Colnago e Magno Malta.

“Há um projeto de levar o‘Caminhos do Campo’ para a Mata Fria. Sabemos que ele é de responsabilidade do Governo do Estado, que destina a verba, mas solicitamos o apoio dos deputados para poder conseguir mais rápido. Todos os parlamentares que procuramos em Brasília se mostraram dispostos a nos ajudar e conceder emendas, mas elas só devem ser liberadas no próximo ano”, explicou Binow.

“Cada deputado possui uma verba de R$ 13 milhões para fazer emendas. César Colnago nos disseque não fará emendas para municípios específicos, mas transformará sua verba em emenda voltada para o Governo do Estado. Ele nos disse que, por ser considerado de oposição ao Governo federal, às vezes tem mais dificuldade de aprovar algumas emendas, mas não abriu mão da sua verba e vai ajudar nosso Estado”, acrescentou o vereador Adeilde Davel de Oliveira.

A vereadora Selma Littig, presidente da Comissão Especial de Saúde da CMAC, falou sobre recente reunião de que participou em Vitória, atendendo a convite do deputado Dr. Hércules. Na ocasião, foram apresentados os índices e as estatísticas dos impactos dos acidentes de trânsito na rede hospitalar.

Data de Publicação: quinta-feira, 12 de maio de 2011