Início do Inverno

O Inverno tem início no dia 21 de junho de 2022 às 06h14 e termina em 22 de setembro de 2022, com o equinócio da primavera.

Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

As regiões Sudeste e Sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.

Solstício de Inverno: início do inverno astronômico

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.

Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do Equador.

O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.

No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, marcando o fim do inverno e começo da primavera.

O equinócio tem como principal característica o dia com a mesma duração no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

 

A importância dos cuidados com a saúde no inverno

A baixa umidade do ar e as mudanças bruscas na temperatura, características típicas das estações frias do ano, criam condições ideais para o surgimento de doenças. Sendo assim, os cuidados com a saúde no inverno são imprescindíveis para preservar a qualidade de vida.

Nesse sentido, é um período em que o organismo fica mais suscetível a doenças e problemas respiratórios, como alergias, gripes, sinusite, bronquite e resfriados – além disso, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, nos dias frios os índices de infartos podem aumentar em até 30%.

A chegada do outono e inverno provoca alterações climáticas significativas, como a queda nas temperaturas e umidade do ar. É um período do ano em que a incidência de desconfortos, risco de infecções e ressecamento de mucosas é elevada.

Nesse contexto, há relação entre as baixas temperaturas e a umidade do ar, pois ambas oferecem riscos intensos e causam prejuízos notáveis para a saúde, como o aumento do risco de infecções virais, bacterianas, redução da imunidade, e favorecem o surgimento de complicações cardíacas.

Além disso, é um período em que as patologias respiratórias são comuns, dentre elas;

- Gripe;

- Resfriado;

- Rinite;

- Sinusite;

- Otite;

- Asma;

- Bronquite;

- Pneumonia.

De acordo com o Governo Federal, as doenças transmitidas pelo ar aumentam consideravelmente no inverno, devido à sazonalidade do vírus, temperatura e umidade baixas e fatores comportamentais, por isso, os cuidados devem ser redobrados, especialmente com as crianças e os idosos.

Dessa forma, o inverno é uma época do ano que merece atenção especial para cuidar da saúde e evitar todas essas complicações – contribuindo para ter mais qualidade de vida e disposição para encarar os desafios diários e aproveitar todos os momentos.

O inverno é uma estação do ano que exige cuidados mais intensos com a saúde, sobretudo, devido à alta incidência de doenças e infecções. Sendo assim, é primordial que algumas medidas preventivas sejam adotadas no dia a dia, para evitar sintomas e complicações.

Ou seja, é um período que requer a mudança de hábitos de pessoas de todas as idades, para promover o bem-estar – algumas atitudes simples no cotidiano podem fazer grande diferença para evitar problemas com potencial para causar quadros graves.

Veja o que fazer para cuidar da sua saúde no inverno.

1. Cuide da hidratação 

A hidratação é importante em todas as épocas do ano e para todas as pessoas, entretanto, o inverno é uma estação que exige mais atenção. Durante os dias frios, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura, com isso, a desidratação ocorre com facilidade.

Nesse sentido, é fundamental beber água diariamente na quantidade ideal, pois um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico é a hidratação, facilitando o combate a diversas doenças infecciosas – além de evitar problemas digestivos e intestinais. 

Embora o consumo diário de água seja indispensável, também é preciso cuidar da hidratação da pele e das vias aéreas. Para tanto, você pode adotar os seguintes hábitos:

  • Utilize um umidificador de ambientes;
  • Utilize soluções específicas para hidratar as narinas;
  • Evite banhos longos com a água muito quente;
  • Utilize sabonetes neutros;
  • Utilize cremes hidratantes para a pele.

2. Mantenha os ambientes arejados

Fechar a casa ou ambientes de trabalho em dias frios é uma atitude comum, no entanto, é perigosa e favorece a ocorrência de doenças e alergias. A falta de circulação do ar aumenta a possibilidade de proliferação de vírus, ácaros, fungos e outros microrganismos.

Sendo assim, evite locais fechados, com aglomerações e, quando estiver em casa, mantenha as janelas abertas e higienize as roupas de cama. Além de evitar alergias e doenças como a gripe, você contribui para manter sua casa segura e confortável.

3. Tenha uma alimentação saudável

O inverno é uma estação em que a gastronomia é tentadora, aumentando consideravelmente o consumo de pratos gordurosos e calóricos. Entretanto, manter um cardápio equilibrado, sem abrir mão das frutas, legumes e verduras é imprescindível.

Por ser um período em que o corpo é mais suscetível a doenças, a alimentação saudável tem um papel fundamental para fornecer os nutrientes necessários ao sistema imunológico, garantindo uma maior resistência aos inúmeros riscos de doenças respiratórias.

4. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos no inverno é outro hábito importantíssimo para fortalecer a imunidade em todo o organismo, promovendo a saúde física e mental. Além de acelerar o metabolismo, os esportes são capazes de melhorar a disposição para encarar a rotina.

Portanto, mesmo que os dias frios provoquem desânimos, é essencial superar os obstáculos e praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana. É uma atitude que vai proporcionar benefícios cruciais para ter resistência, melhorar o desempenho físico e até questões estéticas.

5. Atente-se à vacinação

As vacinas são imprescindíveis para fortalecer o sistema imunológico e evitar epidemias de doenças graves, com grande potencial para levar ao óbito. Sendo assim, manter as vacinas em dia contribui para permanecer saudável e evitar problemas em todas as épocas do ano.

No inverno, por exemplo, é comum o aumento de casos da gripe em quadros mais sérios, sendo uma oportunidade para evoluir para outras doenças, como pneumonia. Por isso, tomar a vacina para influenza é essencial para prevenir sintomas desagradáveis.

Além disso, segundo estudo realizado pela Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, pessoas que tiveram imunização contra a gripe podem apresentar um risco 24% menor de ter complicações causadas pelo coronavírus, demonstrando a importância da vacina para fortalecer o sistema imunológico.

Para os menores de seis anos e maiores de 60 anos de idade é também interessante a proteção propiciada pela vacina Pneumo 13 Conjugada. Se oriente com seu médico.

A saúde é um conceito abrangente, que compreende o equilíbrio entre fatores físicos, ambientais, sociais e psicológicos, necessários para todo ser humano. Diante disso, a mudança de hábitos comportamentais e cuidados preventivos são indispensáveis para promover uma vida, de fato, saudável. 

Em outras palavras, a melhor forma para ter qualidade de vida e bem-estar é por meio dos hábitos saudáveis, cuidando bem da alimentação, hidratação, saúde mental, manter consultas médicas e exames periódicos sempre em dia, para agir preventivamente e evitar complicações.

Dessa forma, além de evitar diversas doenças comuns no inverno e em outras estações, você contribui para ter energia e disposição em todos os momentos. Ou seja, é a melhor alternativa para viver bem e atingir os objetivos pessoais da melhor maneira possível.

O inverno é uma das estações mais agradáveis do ano, pois as baixas temperaturas formam o clima perfeito para ter dias aconchegantes. Contudo, adotar cuidados com a saúde é indispensável para evitar sintomas que podem colocar os seus compromissos em risco.

Resumindo, as dicas são:

- Cuide da hidratação. A hidratação é importante em todas as épocas do ano e para todas as pessoas, entretanto, o inverno é uma estação que exige mais atenção;

- Mantenha os ambientes arejados;

- Tenha uma alimentação saudável;

- Pratique exercícios físicos;

- Atente-se à vacinação.

Esses cuidados com a saúde no inverno fazem toda a diferença para permanecer saudável durante um período crítico. Afinal, priorizar a sua saúde proporciona benefícios indispensáveis para ter bem-estar e aproveitar todos os momentos da vida.

 

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/inicio-do-inverno/

Fonte: https://padrao.com.br/blog/?p=310

 

Data de Publicação: segunda-feira, 20 de junho de 2022

Receba novidades sobre assuntos da Câmara

Endereço:
Ladeira Ute Amélia Gastin Pádua, nº 150 - São Tarcísio
Afonso Cláudio – ES - CEP: 29600-000


Telefone:
(27)3735-1234/3735-1954
E-mail:
cmac@cmac.es.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda-feira a Quinta-feira das 7h às 16h
Sexta-feira das 7h às 13h

CÂMARA MUNICIPAL DE AFONSO CLÁUDIO - ES
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.