Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Significa que o sistema imunológico não consegue diferenciar os agentes nocivos (vírus, bactérias, germes) dos tecidos do corpo. Autoanticorpos atacam e destroem o tecido saudável causando inflamação, dor e podem danificar qualquer parte do corpo, incluindo pele, coração, pulmões, rins e cérebro.

Existem dois tipos principais de lúpus: o CUTÂNEO, que se manifesta com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas, daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo e braços) e o SISTÊMICO, em que um ou mais órgãos internos são acometidos. A data, 10 de maio, chama a atenção para o impacto dessa doença e necessidade de melhorar os serviços de saúde para diagnóstico, tratamento e qualidade de vida das pessoas.

Fonte: https://www.ufrpe.br/br/content/10-de-maio-dia-internacional-de-atenção-à-pessoa-com-lúpus

Data de Publicação: quarta-feira, 10 de maio de 2023