23 de Maio - Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense

Celebra-se no dia 23 de maio, o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. A data tem origem  no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram aqui no estado (onde atualmente se localiza a  Prainha, em Vila Velha) com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

Após criar o primeiro núcleo populacional da capitania (denominada Vila do Espírito Santo), o donatário português Vasco Fernandes Coutinho  fundou o município de  Vila Velha, que logo se tornou capital e sede do governo por quatorze anos. No ano de 1549, a capital é transferida para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, atual Vitória, devido a questão do difícil acesso à possíveis invasões.

O município de Vila Velha, que completa 488 anos, neste dia, simbolicamente, a capital do estado do Espírito Santo é deslocada de Vitória para Vila Velha, em solenidade oficial, antes de desfiles comemorativos no centro da cidade.

Fonte: http://www.tjes.jus.br/23-de-maio-dia-da-colonizacao-do-solo-espirito-santense/

Data de Publicação: terça-feira, 23 de maio de 2023